Luzia de Paula relata o Programa Primeira Infância

A deputada distrital Luzia de Paula (PSB), presidente da Comissão de Assuntos Sociais da Câmara Legislativa, relatou o Projeto de Lei nº 267, de 2015, que “institui o Programa Primeira Infância – PPI” no DF.

Para a parlamentar o Estado levou muito tempo para perceber o quanto é importante investir na educação da criança. “Quanto mais o Estado demorar para assumir seu compromisso com a educação infantil, maior será o custo com o adolescente”, disse.

A educação infantil tem sido pautada pelo Estado a menos de duas décadas. O Plano Nacional de Educação obriga o Estado a garantir o direito a educação infantil dos quatro anos e meio aos seis anos de idade.

Luzia lamenta que nem na Capital da República, temos espaços e vagas para atender as crianças. “A educação infantil, a creche, o atendimento à criança de 0 a 6 anos, é uma história muito nova. E o compromisso com a educação infantil, através do sistema educacional, é ainda mais novo”, afirma.

A deputada entende que se o Estado investir na educação infantil, teremos cada vez menos jovens sendo vítimas da criminalidade. “O que falta para nossos jovens é a oportunidade de aprendizado. É comprovado que a formação do ser humano se dá até os 8 anos de idade. Se nós queremos ter uma sociedade diferenciada e avançada, temos que investir nas nossas crianças”, desabafa.

O PL 821, de 2015, que “dispõe sobre as políticas para a Primeira Infância no DF” foi apensado ao PL 267 e obteve parecer favorável da relatora, deputada Luzia de Paula, sendo aprovado na Comissão de Assuntos Sociais. O projeto segue nas comissões internas da Câmara Legislativa.

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo