Mestre ensina na entrequadra da 104/105 Norte

A prática do Tai Chi Being Tao, projetada e guiada pelo Mestre Moo Shong Woo, completou 42 anos no dia 8 de outubro e, na manhã desta segunda-feira (28) a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene em comemoração. O evento, de iniciativa do deputado distrital Joe Valle (PDT) atraiu para o plenário da Casa, mestres e praticantes do exercício, e interessados.

O Tai Chi Being Tao, que é composto por práticas integrativas corporais e autocuidado, é frequentemente realizado na Praça da Harmonia Universal, localizada nas entrequadras 104/105 da Asa Norte. O parlamentar Joe Valle, frisa a importância da atividade: "O Tai Chi Being Tao é uma das terapias da cultura milenar chinesa que cultua a longevidade, saúde, paz e a harmonia no convívio social".

A arquiteta Regina Fittipaldi, praticante e frequentadora da Praça da Harmonia Universal, ressaltou a integração dos exercícios com os elementos: água, terra, ar e fogo. "Tudo gira em torno de uma dança que nos uni com todos os elementos. E cria uma relação de harmonia da pessoa que pratica com as demais e com esses pilares naturais". A arquiteta completou sua fala lembrando que a prática do Tai Chi Being Tao é capaz de recuperar a paz "pelo menos a do nosso coração". 

O Mestre Woo, responsável pela prática em Brasília, ficou bastante emocionado com a homenagem. "Agradeço profundamente. Estou aqui representando todos os praticantes do Tai Chi Being Tao. Nós chegamos à Brasília em 1974 e só somos realidade por conta da contribuição de todos os moradores do DF que praticam o exercício", disse o mestre. Para Woo o mais importante para a técnica chinesa é cultuar "a gratidão, perdão, fraternidade, saúde e paz".

Projeto Praça da Harmonia – A Secretaria de Saúde do DF incorporou a prática do Tai Chi Being Tao a 18 postos de saúde do DF, direcionados aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto, implantado em 2006, foi premiado pelo IV Concurso Cidades Ativar, Cidades Saudáveis, promovido pela Organização Pan-Americana (OPAS). Para o parlamentar Joe Valle, o reconhecimento é mais que válido. "Hoje nós estamos lutando para oferecer infraestrutura aos praticantes e frequentadores da Praça da Harmonia Universal, para que projetos como este cresçam", completou Joe Valle.

Estiveram presentes, ainda, na sessão a deputada federal Érika Kokay (PT-DF); e os ex-deputados Eliana Pedrosa e Odilon Aires.