Projeto aproxima população dos serviços públicos e fortalece a cidadania. Diversos órgãos do governo de Brasília participaram desta edição

Pelo menos 2 mil pessoas participaram do 2º Ação Social Você Conseg, nesta quarta-feira (30), em Samambaia. A iniciativa tem o objetivo de aproximar a população de serviços públicos básicos e fornecer informações sobre o trabalho de mais de 30 órgãos, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, e de organizações não governamentais.Comunidade teve acesso a diversos serviços pelo projeto Você Conseg nesta quarta-feira (30). Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Foi um dia também para a comunidade cuidar do visual, checar a pressão e outros indicadores de saúde, inclusive bucal. O evento é organizado pelo Conselho Comunitário de Segurança da região administrativa e tem o apoio da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social.

Com o atendimento facilitado à estrutura de serviços públicos, a cidadania é fortalecida. “Assim, a população mais carente tem acesso a recursos que ela nem sequer sabia que existiam, como a Defensoria Pública”, explica o coordenador do Conselho Tutelar de Samambaia, Adjânio Francisco dos Santos.
"A população mais carente tem acesso a recursos que ela nem sequer sabia que existiam, como a Defensoria Pública"Adjânio Francisco dos Santos, coordenador do Conselho Tutelar de Samambaia

Ele conta que, em casos de disputa pela guarda de crianças ou de pedidos de pensão alimentícia, muitos cidadãos desconhecem a possibilidade de atendimento jurídico gratuito. “Aqui, eles descobrem que isso é um direito deles”, conta.

A atividade ofereceu também serviços gratuitos em saúde, como aferição de pressão, consultas odontológicas e exames laboratoriais. A dona de casa Antônia Santos, 38 anos, aproveitou o dia para atualizar a prevenção contra o câncer de mama. “Tem muito tempo que eu não faço o teste. Aqui é mais fácil, mais rápido. Não demorou nada”, conta. Os atendimentos foram feitos pela equipe médica da Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer (Abac-Luz).
Adesão ao evento aumenta a cada edição

A primeira edição do Ação Social Você Conseg ocorreu em 1º maio deste ano. À época, cerca de 1,3 mil pessoas participaram da atividade. “Para esta edição, tivemos mais parceiros e pessoas participando. Isso mostra que a população precisa de iniciativas como essa”, afirma o presidente do Conselho Comunitário de Samambaia, Agenildo Neri.

Ele explica que o Conseg tem um trabalho dinâmico e facilita o contato da população com as forças de segurança. “Nosso objetivo é levar as demandas de quem mora na cidade aos responsáveis pela segurança pública. Atuamos para reduzir os índices de criminalidade”, afirma.
"Atuamos para reduzir os índices de criminalidade"Agenildo Neri, presidente do Conselho Comunitário de Samambaia

Uma das prioridades do conselho é reduzir a quantidade de roubos a pedestres por causa do celular. “Esse é um dos principais problemas de Samambaia. Estamos trabalhando para orientar sobre como e quando usar o aparelho para evitar se tornar vítima de roubos ou assaltos”, conta.

Os atuais conselheiros comunitários de segurança atuarão até 2019. Eles foram escolhidos, em 2015, por lideranças comunitárias de cada região administrativa. Em 6 de julho deste ano, o Decreto 37.462 estabeleceu eleições abertas, a partir do próximo mandato, a toda a sociedade, para escolha dos membros.

O fortalecimento dos conselhos faz parte do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, que propõe a integração das forças de segurança e a participação social para a construção de uma cultura de paz em Brasília.

O Distrito Federal tem 37 Consegs — um para cada região. Águas Claras, pela grande variedade de habitações (verticais e horizontais), e Ceilândia, por sua extensão, têm duas unidades, cada. Em Brazlândia, Gama e Paranoá, um atua na área urbana e outro está voltado para as zonas rurais.