É 137 o número de policiais militares do Distrito Federal feridos em 2016. Os dados já superam todo o ano passado, quando 109 ficaram feridos. Em compensação, o número de PMs mortos reduziu de 17, em 2015, para 13 este ano.

Na semana passada, oito PMs ficaram feridos nas manifestações na Esplanada do Ministério. De acordo com a PMDF, as principais causas para os ferimentos e mortes são as perseguições de trânsito e em ocorrências policiais.

Mas há casos em que policiais foram mortos ou feridos fora do serviço, mas em razão dele. Entre novembro e dezembro, 4 policiais do DF e um do Goiás foram baleados em ações na capital.

Desacato deixa de ser crime

Na semana passada, A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu descriminalizar a conduta de desacato, definida no Código Penal, com pena de prisão de seis meses a dois anos ou pagamento de multa para quem descatar funcionário público no exercício da função.

O caso foi decido no recurso de um condenado pelos crimes de desacato, resistência e roubo de uma garrafa de conhaque. Segundo informações do processo, o acusado ameaçou a vítima com um vergalhão de ferro e desacatou com gestos e palavras dois policiais militares que efetuaram sua prisão.

 Alô