Artistas do Las Fenómenas estão entre os selecionados por chamamento público do Circuito do Circo. Grupo também fará oficinas de palhaço em Brazlândia.

Moradores de dez regiões administrativas do Distrito Federal poderão participar das atividades do Circuito do Circo, de 23 a 25 de dezembro. Os espetáculos passarão por praças públicas de Brazlândia, de Ceilândia, da Estrutural, do Itapoã, de Planaltina, do Recanto das Emas, de Samambaia, de São Sebastião, de Taguatinga e do Varjão.Grupo circence Las Fenómenas fará apresentações em Brazlândia. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

O grupo circense Las Fenómenas, um dos dez selecionados por meio de chamamento público da Secretaria de Cultura, levará três apresentações para a região de Brazlândia, nos três dias, inclusive na noite de Natal (25).

Em Circo Fenomenal, o grupo interpreta cenas clássicas de palhaço. “Trazemos um olhar feminino e situações hilárias”, destaca a argentina Julieta Zarza. Radicada em Brasília desde 2011, ela conta que a obra é inspirada em artistas de rua da América Latina.

Planeta Zulpeta conta a história de uma palhaça que, de acordo com a artista, “quebra as leis da física, da lógica e do tédio”. Nesse espetáculo, outra atriz cômica é acompanhada por música ao vivo. “Ambos são marcados por danças excêntricas e são produções para toda a família”, adianta Julieta.

Fazem também parte do grupo, criado em 2014, Rosana Loren, Julia Ferrari, Lucas Ferrari e Cláudia Andrade.

Além de espetáculos, o Las Fenómenas ministrará nos três dias uma oficina de iniciação de palhaço, A Arte de Errar, voltada para maiores de 17 anos. “É um trabalho de autoconhecimento, em que buscamos mostrar que o palhaço é uma faceta individual. Basta a pessoa se permitir para acessar esse ser mágico, ingênuo e puro.”

Cada grupo receberá R$ 25 mil de cachê, que corresponde à atividade cultural de três dias, com mínimo de três horas de apresentações artísticas e nove de workshop.

Além do Las Fenómenas, foram selecionados os grupos Cia Multicultural Mendigos de Gravata e Parceiros (Estrutural); Circo Real Português (Taguatinga); Cia da Sorte (Ceilândia); Carroça de Mamulengos (Samambaia); Circo-lá (Recanto das Emas); Brincantes do Gama (Varjão); Circa Brasília (Itapoã); Cia Circênicos (Planaltina) e Circo Teatro Artetude (São Sebastião).

Veja a programação do Circuito do Circo
23 de dezembro
24 de dezembro
25 de dezembro

Circuito de Circo
23 de dezembro de 2016
Brazlândia Cia Las Fenómenas
14 h – Workshop
19 h – Apresentação
Estrutural Cia Multicultural / Mendigos de gravata e parceiros
10 h – Apresentação
14 h – Workshop
Taguatinga (Areal) Circo Real Português
9 h – Apresentação
10 h – Workshop
Ceilândia Cia da Sorte
10 h – Apresentação
14 h – Workshop
Samambaia Carroça de Mamulengos
9 h – Workshop
17 h – Apresentação
Recanto das Emas Circo-Lá
14 h – Workshop
17 h – Apresentação
Varjão Brincantes do Gama
10 h – Apresentação
11 h – Workshop
Itapoã Circa Brasília
9 h – Workshop
16 h – Apresentação
Planaltina Cia Circênicos
10 h – Workshop
16 h – Apresentação
São Sebastião Circo Teatro Artetude
11 h – Apresentação
14 h – Workshop

EDIÇÃO: VANNILDO MENDES