Governador Rodrigo Rollemberg e Sri Sri Ravi Shankar avaliaram possibilidades de cooperação em projetos que promovem cultura de paz.

Recém-chegado ao Brasil, o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar esteve no Palácio do Buriti para falar sobre projetos humanitários e cultura de paz. O guru indiano foi recebido pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta quarta-feira (14) e fez uma proposta. “Gostaríamos muito de começar algo aqui”, disse o pacifista.O líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar foi recebido pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta quarta-feira (14). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Ele é fundador da organização internacional Arte de Viver, criada em 1989 na Índia, e com centros representativos em mais de 150 países, em todos os continentes. A entidade promove a cultura de paz em comunidades por meio de projetos humanitários, tais como: resolução de conflitos, desenvolvimento rural sustentável, fortalecimento da mulher, reabilitação de detentos, educação para todos e sustentabilidade ambiental.

A associação também oferece programas para eliminação do estresse, incluindo técnicas de respiração, meditação e yoga. “Aqui vocês têm muitas ervas e medicina tradicional indígena, que é pouco explorada”, avaliou o guru. “Conheço técnicas que ajudam a liberar as tensões e ajudam as pessoas a estarem mais dispostas e menos estressadas”, destacou Shankar, referindo-se a medicina ayurvedica — desenvolvida na Índia há mais de 7 mil anos.
"Nas regiões administrativas em que a cultura rural é mais presente, temos boas experiências com o uso de fitoterápicos"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Rollemberg relatou que a medicina natural já está incorporada em algumas áreas do DF. “Nas regiões administrativas em que a cultura rural é mais presente, temos boas experiências com o uso de fitoterápicos”, disse o governador. Ele citou como exemplo o Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde, em Planaltina, onde funciona uma farmácia viva (com plantas medicinais), uma horta e uma estufa.

O governador agradeceu a visita e afirmou que manterá contato com a equipe da entidade no Brasil, representada na reunião por voluntários, para avaliar possibilidades de parcerias, principalmente na rede de saúde.

Ao final da conversa, os líderes trocaram presentes. Rollemberg recebeu um livro de meditação e uma faixa dourada do indiano. Ele também foi convidado para conhecer a Índia. O governador, que disse ter muita vontade de visitar o país, concedeu a ele um livro de imagens como lembrança de Brasília.
Agenda de encontros com dirigentes públicos brasileiros

A visita é parte da agenda de encontros de Shankar com líderes de governos no Brasil. Ele estará no País até 17 de dezembro fazendo palestras. Depois da capital federal, ele segue para Recife, Salvador e Rio de Janeiro.

Também estiveram no encontro chefe interina da Assessoria Internacional da Governadoria, Ione Carvalho, o administrador regional do Lago Norte, Marcos Woortman e a chefe de gabinete da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Nélia Maurício Pires.