Consumido há milênios no oriente e considerado um importante digestivo, o chá verde vem ganhando cada vez mais admiradores e consumidores fiéis, principalmente aqueles que desejam perder peso e queimar calorias.

Proveniente da China, esta plantinha milagrosa (Camellia Sinensis) acelera o metabolismo, podendo ser encontrada em forma de folhas, pó ou cápsulas.

Além do poder termogênico, o chá verde traz inúmeros benefícios à saúde e ao organismo, sendo uma bebida completa e saudável.

Confira a seguir os 7 benefícios que você terá na sua vida ao beber chá verde e insira hoje mesmo esta maravilha à sua dieta.

1 – Emagrece

Beber chá verde diariamente, principalmente após as refeições, acelera o metabolismo e auxilia na digestão, fazendo com que você queime mais calorias e, consequentemente, emagreça.

Aliado a uma dieta saudável e com poucas calorias, o chá verde potencializa os resultados, deixando sua cintura mais fina e com vários centímetros a menos.

Este poder emagrecedor do chá verde é resultado da atuação de uma catequina denominada “epigalocatequina galato” (EGCG), que estimula as enzimas responsáveis pela queima de gordura.

As substâncias milagrosas presentes no chá verde também prolongam a sensação de saciedade, diminuindo a fome e reduzindo a vontade incontrolável de comer nas horas erradas.

2 – Beber chá verde auxilia a digestão

Não é só o chá de boldo que é excelente para aqueles dias em que a comida pesa no estômago.

Rico em substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá verde melhora a digestão, estimulando a flora intestinal e te deixando menos enjoada.

O ideal, neste caso, é consumi-lo puro, sem açúcar, nem adoçantes.

Veja Também: Perdi 5 Kg em 15 dias com chá verde e hibisco

3 – Combate o colesterol ruim

As mesmas catequinas EGCG presentes no chá verde que auxiliam a queima de calorias, também combatem o colesterol ruim (LDL).

Por isso, ao beber chá verde a gordura presente nos alimentos que vai para o seu organismo é absorvida, evitando assim, o aumento do colesterol e reduzindo o LDL já existente no seu corpo.

4 – Te deixa bem humorada

Beber chá verde te oferece uma dose extra de L-teanina no organismo, aminoácido que estimula a produção dos neurotransmissores serotonina e dopamina, responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, te deixando muito mais disposta e bem-humorada.

5 – Aumenta a concentração

A L-teanina, presente no chá verde, também é responsável por aumentar a sua concentração e atenção, sendo excelente para aqueles dias em que o trabalho parece não render.

6 – Menos Estresse

Os flavonoides concentrados no chá verde reduzem o estresse e a ansiedade, deixando você muito mais relaxada e calma, como se tivesse meditado por horas.

7 – Combate os radicais livres

O alto poder antioxidante do chá verde é essencial para combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células. Beber chá verde diariamente também ajuda o organismo a prevenir doenças como câncer, diabetes e problemas cardíacos.

Contraindicações:

Apesar de ser bastante benéfico à saúde, os médicos recomendam a ingestão de, no máximo, duas xícaras de chá verde por dia.

Isso porque a bebida é rica em cafeína, o que pode causar problemas como insônia, além de dificultar a absorção de cálcio e ferro pelo organismo.

Além disso, a bebida não é indicada para pessoas que possuem hipertiroidismo, glaucoma, irritações gástricas, hipertensão ou que estão em período gestacional.