Márcia de Alencar encomendou estudos para uma reestruturação na pasta que comanda, a Secretaria de Segurança e Paz Social. A mudança prevê criação de novas subsecretarias e extinção de outras, segundo fontes ouvidas pela coluna. Pessoas da confiança da secretária devem assumir cargos estratégicos. Márcia pensou em criar uma nova secretaria-adjunta.

Também estariam previstas mudanças na Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), estrutura que retornou à Secretaria de Segurança depois da fuga de presos perigosos da Papuda, em fevereiro de 2016. O delegado Anderson Espíndola deve permanecer como subsecretário, mas com mudanças na equipe. Segundo integrantes do governo, Márcia trabalha nessas mudanças há meses.

Secretaria de Segurança

Procurada pela coluna, ela confirmou, por meio da assessoria, o projeto. Mas não quis antecipar nenhum detalhe sobre o que, de fato, deve ocorrer. Em nota, afirmou: “A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social está fazendo uma avaliação da atual estrutura administrativa da pasta, assim como outros órgãos do governo. O objetivo é buscar uma otimização dos fluxos de trabalho para potencializar os resultados do próximo biênio, sem que haja aumento de despesas com pessoal”.

Com informações do Correio Braziliense.