Cada vez mais, ouvimos falar sobre a força de um trabalho em equipe, sobre como isso pode colaborar na busca por nossos objetivos e na superação das dificuldades. Quando aprendemos a trabalhar em conjunto - com cada pessoa fazendo a sua parte, empenhada e dedicada -, os resultados, certamente, são alcançados. Mas será que existe uma receita para se atuar em equipe?

Imagine alguém tentando mover uma rocha gigantesca e pesada. Agora, visualize como seria se aparecesse outra pessoa, mais outra e, de repente, várias outras. A rocha torna-se imediatamente mais leve e fácil de carregar. Isso, é claro, porque o peso dela foi distribuído exatamente igual entre todos. Agora pense quantas vezes você já tentou carregar a rocha sozinho? Quantas vezes os resultados dessa tentativa foram apenas estresse, angústia e o cansaço físico e mental? Pensando nisso, preparei seis dicas para te ajudar a trabalhar em equipe. Confira e tente colocá-las em prática:

1 – Faça a sua parte, ainda que pareça pequena

Parece que um esforço pequeno é mínimo perto de grandes ações. Mas a sua atitude poderá contagiar todos à sua volta. Pense no exemplo de um ambiente em que as pessoas, todos os dias, jogam no lixo centenas de copinhos de plástico após beberem água. Uma atitude simples como o uso de uma caneca pode ser o motivo que todos precisavam para combater o desperdício;

2 – Busque pessoas para a mesma causa 

A frase “juntos, somos mais fortes” é extremamente verdadeira. Se você deseja passar por um problema e chegar a um resultado específico, encontre pessoas que queiram o mesmo. Mas diga isso em voz alta, porque ninguém sabe ler pensamentos. Muitas vezes, no nosso íntimo, esperamos que os outros adivinhem o que queremos. Para que a situação mude, você precisa falar com todas as letras o que deseja, sem medo! DIGA, mas o mais importante é agir. A sua atitude será referência, então comece agora;

3 – Seja paciente

Não é fácil lidar com as opiniões das pessoas, mas é preciso respeitar as diferenças. Afinal, cada um pensa de um jeito. Pense antes de falar e aprenda a ouvir e compreender o que os outros desejam comunicar;

4 – Dialogue sempre

A comunicação é o melhor jeito de resolver um problema. Saber expressar seu ponto de vista sem ofender as pessoas é a chave para que a conversa flua e ninguém interprete errado as suas intenções;

5 - Aceite a ideia de errar

Todos nós podemos errar! Essa possibilidade existe e, quanto mais cedo você entender isso, menos frustrante será lá na frente. Só não esqueça que, com os erros, vem o aprendizado. Então, saiba extrair o melhor dessas situações e agradeça por elas;

6 – Aproveite

O trabalho em conjunto mostra muito de nós e de nossos colegas. Aproveite para conhecer mais sobre os outros e sobre você mesmo.

* Márcia Luz é psicóloga, professora, coach, autora do livro “A gratidão transforma” e realizadora do 1º Congresso Mundial da Gratidão (Comgratidão), que reuniu 40 mil participantes em 2016. Mais informações em www.marcialuz.com e www.facebook.com/marcialuz.fanpage.

Por Stevan Camargo - Grupo Image