CILs abrem vagas remanescentes para a comunidade

Resultado de imagem para cils df
Inscrições para os Centros Interescolares de Línguas poderão ser feitas a partir das 8 horas desta segunda-feira (13) até as 12 horas da terça (14).

Interessados em estudar idiomas, como inglês e espanhol, poderão concorrer a vagas remanescentes dos 15 Centros Interescolares de Línguas (CILs), da Secretaria de Educação do Distrito Federal. São postos não preenchidos por estudantes da rede pública durante o período de matrículas regulares.

As inscrições podem ser feitas a partir das 8 horas desta segunda-feira (13) até as 12 horas de terça (14), na secretaria ou no site da unidade pretendida. Podem participar estudantes a partir do 6º ano – das redes particular ou pública – ou que tenham ensino médio completo, independentemente da idade.

Quem não é estudante também pode concorrer às vagas. No ato da inscrição, o candidato pode optar por mais de um turno. Feito o cadastro, o aluno deverá aguardar o resultado do sorteio, ainda no dia 14, a partir das 15 horas. O processo é aberto e pode ser acompanhado pelos inscritos.
As vagas remanescentes podem ser disputadas por alunos das redes pública e particular, e também por quem não é estudante

Em alguns centros, o sorteio será por meio eletrônico, transmitido em telões. Em outros, poderá ser feito manualmente, com papéis contendo os nomes dos candidatos que preencham os requisitos. A forma de seleção está prevista em regulamento de cada CIL. Se o aluno conhecer a língua, poderá fazer teste de nivelamento.

De acordo com a diretora de Acompanhamento da Oferta Educacional da Secretaria de Educação, Raphaella Cantarino, as vagas para a comunidade são de nível básico. “O nivelamento é feito no momento da matrícula para aqueles já sorteados. No entanto, o teste só será disponibilizado se houver vaga no nível posterior”, esclarece.

Os CILs oferecem cursos de inglês, espanhol, francês ou alemão. Mas a disponibilidade em cada idioma varia de uma unidade para outra. O quantitativo por nível, turno e língua estrangeira será divulgado antes do início do sorteio.

As aulas começarão cinco dias depois das da rede pública, em 15 de fevereiro. Já foram realizadas duas chamadas para os centros. A primeira foi em janeiro, e a segunda, no começo de fevereiro.

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo