Especialistas de Harvard afirmam que stress é principal causa de AVC como o de Marisa

Cientistas descobriram de que forma o stress pode levar a um infarto ou a um acidente vascular cerebral (AVC). Segundo uma pesquisa feita na Faculdade de Medicina da Universidade Harvard, Estados Unidos, situações estressantes provocam uma produção excessiva de glóbulos brancos no organismo. Essas células fazem parte do sistema imunológico de um indivíduo. Em excesso, porém, podem se acumular nas paredes das artérias, reduzindo o fluxo sanguíneo e favorecendo a formação de coágulos – elevando, assim, o risco de doenças cardiovasculares.

CONHEÇA A PESQUISA

Título original: Chronic variable stress activates hematopoietic stem cells?

Onde foi divulgada: periódico Nature Medicine

Quem fez: Claudio Vinegoni, Peter Libby, Filip K Swirski, Ralph Weissleder, Matthias Nahrendorf e outros

Instituição: Universidade Harvard, Estados Unidos

Resultado: Muito stress pode aumentar a produção de glóbulos brancos no organismo. Em excesso, essas células do sistema imunológico elevam o risco de entupimento das artérias e podem levar a um infarto ou AVC.

Os médicos reconhecem há tempos que o stress pode levar a doenças cardiovasculares. No entanto, o mecanismo envolvido nessa relação ainda não era conhecido.

O novo estudo, publicado neste final de semana na revista Nature Medicine, avaliou 29 médicos que faziam residência na unidade de cuidados intensivos de um hospital. Segundo os pesquisadores, esse ambiente provoca muito stress pelo ritmo acelerado de trabalho e pela responsabilidade depositada nos profissionais, que constantemente precisam tomar decisões sobre o tratamento de pacientes que correm risco de vida.

Os autores do estudo compararam amostras sanguíneas dos residentes retiradas enquanto eles trabalhavam com amostras retiradas nos dias de folga dos médicos. Os profissionais também responderam a um questionário sobre a exposição deles ao stress.

A pesquisa encontrou uma forte relação entre o stress e os níveis de células do sistema imunológico. Segundo os resultados, o stress ativa células-tronco da medula espinhal, que por sua vez levam a uma produção acima do normal de glóbulos brancos. A equipe confirmou essa conclusão em experimentos feitos com camundongos em laboratório.

PLANTÃO BRASIL

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo