Estão previstas cerca de 40 manifestações artísticas. Em áreas de maior concentração de foliões, como na Praça do Cruzeiro, haverá mudanças no trânsito.

Edição de arte/Agência Brasília

O carnaval começou em Brasília antes da data oficial (28 de fevereiro) com festas para todos os gostos. Neste sábado (25), considerado o primeiro dia de comemoração mais intensa, as ruas serão tomadas pelos blocos de maior concentração de foliões. De acordo com levantamento da Secretaria de Cultura, ocorrerão 36 eventos gratuitos. A programação completa está no site Brasília tem Carnaval.

Dos oito blocos carnavalescos tradicionais, quatro animam o sábado: Àsé Dúdú, no Taguaparque, e Mamãe Taguá, na Praça do DI, ambos em Taguatinga. No Plano Piloto, o Galinho de Brasília sai da 201 Sul, e a Baratinha estará no Estacionamento 12 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

Sete blocos do grupo Blocos Alternativos do Carnaval de Rua de Brasília também integram as atrações. Além desses, há festas privadas, eventos em clubes e em quadras residenciais de regiões administrativas.

Quatro das seis escolas de samba tradicionais de Brasília — Águia Imperial de Ceilândia, Acadêmicos da Asa Norte, Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro e Império do Guará — vão se apresentar com blocos que sairão neste sábado (25), em diversos pontos da capital federal. Duas delas — Bola Preta de Sobradinho e União da Vila Planalto e Lago Sul — juntam-se a outros blocos no domingo (26).
Alterações em vias no sábado de carnaval

Das 12 às 22 horas, as Vias N1 e S1 do Eixo Monumental ficarão fechadas para atender os foliões do Babydoll de Nylon, na Praça do Cruzeiro. O bloco reuniu 70 mil foliões em 2016.

Na 201 Norte, os acessos à comercial serão bloqueados das 15 às 22 horas para o Bloco das Perseguidas, que movimenta o carnaval da Praça dos Prazeres. Em outras áreas comerciais da Asa Norte, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) avaliará se haverá necessidade de fechamento de ruas.

No Parque da Cidade, onde ocorre um evento privado, o trecho entre a rotatória de saída para a Via S1 até a outra de acesso à W5 Sul ficará em sentido único das 10 às 2 horas.
Vias S1 e N1 do Eixo Monumental serão fechadas das 12 às 22 horas para o Babydoll de Nylon, na Praça do Cruzeiro

Em blocos com público inferior a 500 pessoas, o Detran fará o apoio com sinalização e patrulhamento no trânsito. Durante todo o carnaval, serão empregados 360 agentes de trânsito, 60 viaturas, 12 motocicletas, três guinchos e uma empilhadeira.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal inicia operação de fechamento de vias para o Galinho de Brasília às 13 horas e termina por volta de meia-noite. A previsão de público é de cerca de 80 mil pessoas. Todas as vias do trajeto estarão interditadas, e não será permitido o estacionamento nas comerciais das 203/204, 201/202, das 13 horas até a passagem do bloco pelas quadras.

A concentração ocorrerá entre o Setor Bancário Sul e o Setor de Autarquias Sul, na L1 Sul, entre o Departamento de Polícia Federal e a Caixa Econômica Federal. O percurso começa nesse ponto em direção à comercial da 203/204 Sul, até a Via S3, onde retornará para o ponto de origem. Rotas alternativas serão oferecidas aos moradores.

Para garantir a segurança nos blocos, a PM estará nos pontos de concentração em todos os dias. As equipes atuarão com bases móveis, viaturas, motocicletas, helicóptero, cavalaria e policiais a pé. Por uma questão de estratégia, o efetivo não é divulgado.

Agencia Brasília