Concessionário deve investir R$ 71 milhões em até dois anos e meio em melhorias nas instalações do espaço. Rollemberg assinou o edital de licitação nesta quinta-feira (23).

O governo de Brasília lançou o edital do Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto a empresários interessados em administrar o espaço. A previsão é que a abertura dos envelopes com as propostas ocorra em 6 de abril deste ano. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, assinou o edital de licitação em solenidade nesta quinta-feira (23), no Palácio do Buriti. O documento será publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.Governador Rollemberg lancou o edital de licitação do Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto nesta quinta-feira (23), no Palácio do Buriti. Foto: Mary Leal/Agência Brasília

A ideia é firmar parceria com a iniciativa privada por 30 anos, prorrogáveis por mais 30. O concessionário deverá investir R$ 71 milhões em até dois anos e meio em melhorias nas instalações do parque para tornar o uso do espaço mais eficiente.

Rollemberg destacou a magnitude do empreendimento. “O edital vem para revitalizar o Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto e reúne vocações da nossa cidade, como a de ser um grande centro de eventos científicos, rurais e pecuários”, disse.
A proposta é ter atividades diárias, receber grandes eventos e ser um ponto de lazer para a comunidade

Caberá ao parceiro privado reformar equipamentos, mantê-los e potencializar a cultura agropecuária. A proposta é ter atividades diárias, receber grandes eventos e ser um ponto de lazer para a comunidade. O governo prevê a instalação de um parque vivencial de 12 hectares, a construção de um centro de pesquisa e de uma vitrine tecnológica agropecuária.
Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto

O parque ocupa uma área de 74 hectares, o que equivale a cerca de 74 campos oficiais de futebol. O uso é destinado para atividades de bovinocultura, equideocultura, caprinocultura, ovinocultura, apicultura, avicultura, entretenimento, capacitação, exposições e leilões.

Além da destinação já citada, há a possibilidade de prestação de serviços, produção e comercialização de material genético, pesquisa e inovação, ensino e capacitação e produção e comercialização de insumos. Atividades complementares à agropecuária, nos ramos alimentício, bancário e hoteleiro, complementarão as atividades.

O Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto integra a lista de prioridades para parcerias com a iniciativa privada do governo de Brasília.
Entrega de terreno para a Embrapa Hortaliças

Além do lançamento do edital, houve hoje a entrega de uma área de 896 hectares para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O terreno, no Recanto das Emas, é utilizado pela empresa do governo federal para pesquisas desde 1987 e abriga a Embrapa Hortaliças. Apesar do longo tempo instalada no local, não havia segurança jurídica, porque a área não havia sido transferida do DF para a União.

Rollemberg ressaltou a importância da empresa. “A Embrapa é uma instituição estratégica para o Brasil, pois tem produzido muita riqueza para a população por meio do conhecimento.”

“Este governo sabe a importância da ciência, da tecnologia e da inovação”, disse o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes. “A criação do Biotic – Parque Tecnológico, a revitalização do Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto e a segurança jurídica para a Embrapa representam avanço.”

Agencia Brasilia