Vantajoso para quem compra e para quem fornece, brechós de luxo disponibilizam peças de marca por preços abaixo do mercado

Divulgação

Em tempos de crise o setor de moda não poderia ficar de fora da preocupação com o meio ambiente, a sustentabilidade e, claro, o bolso. Pensando nisso, clientes veem em brechós de luxo uma ótima alternativa para realizar aquele sonho de consumo que parecia impossível ou para reaver parte do que foi investido em uma peça cara.

Já há cinco anos que a servidora pública Edna Azevedo percorre brechós de todo o país. No início, apenas por curiosidade, porém, ela conta que hoje só adquire peças de brechós e também fornece para alguns. “No começo havia um certo preconceito com brechós aqui em Brasília, então eu passei a pesquisar lojas no Rio e em São Paulo. Já pensei até em abrir um”, conta.

Porém, na opinião de Edna, essa realidade vem mudando. “Pelo que venho acompanhando, o acervo hoje melhorou muito na cidade, tanto na qualidade quanto na diversidade. A cidade não deixa mais nada a desejar para Rio ou São Paulo e as clientes estão percebendo isso e procurando mais”, afirma. Dentre as vantagens, a consumidora destaca que é possível encontrar peças com até 80% de desconto e de ótima qualidade.

A acupunturista Denise Resende costuma não apenas comprar, mas também levar várias peças de roupa para serem revendidas em brechós. “Eu acho que é uma ótima oportunidade de você adquirir alguma peça de uma marca que você sempre quis por um custo muito menor”.

Denise destaca ainda as vantagens da moda renovável. “O que eu acho mais interessante é poder me desfazer de compras que fiz errado, por exemplo, ou de roupas que não me servem mais ou enjoei. Dessa forma acabo sempre conseguindo renovar o meu guarda-roupas”.

O Ana Zago Ateliê, na 309 sul, mantem em sua loja um brechó de luxo. De acordo com a dona, Ana Zago, o brechó acaba sendo de grande vantagem tanto para quem compra, quanto para quem fornece. “As clientes conseguem achar aqui peças de grandes marcas que sairiam, pelo menos, pelo dobro do preço. Ao mesmo tempo, quem fornece as roupas e acessórios acaba reavendo parte do que investiu naquela peça e ainda não deixa aquela roupa parada no fundo do armário”, comenta.

Ana garante ainda que, na loja, há a preocupação de apenas vender peças originais e de qualidade impecável. “A gente tem um controle de qualidade bastante rigoroso. Realmente só entram peças de qualidade e em ótimo estado, as clientes saem sempre satisfeitas com o que encontram por aqui”. O Ana Zago Ateliê oferece peças e acessórios de marcas como BobStore, Lelis blanc, Animale, Schutz, Maria Filo e MOb, dentre outras.
JBr