Os buracos ocupam metade da pista, são fundos e estão cobertos pela água da chuva. Moradores precisam desviar das crateras até para entrar dentro de casa.

Uma rua esburacada na quadra QNP 26, do conjunto V, no P Sul, tem causado transtornos para motoristas e pedestres que passam todos os dias pela região. Os buracos chegam a ocupar metade da pista, são fundos e estão cobertos pela água da chuva, o que acentua o perigo. Os motoristas precisam desviar das crateras para entrar dentro de casa, evitar acidentes e prejuízos aos carros. Indignados, moradores cobram solução.Foto: Myke Sena

De acordo com o aposentado Geraldo Souza (na foto), os buracos surgem na pista com frequência e as autoridades não aparecem no local. “A gente paga impostos ao governo e os buracos estão aí, ninguém vem arrumar”, cobra o morador. Ele ainda ironiza a situação da água da chuva ficar empoçada no buraco em frente a sua casa. “Daqui uns 15 dias já dá pra mergulhar e nadar”, brinca.

A equipe do Jornal de Brasília flagrou, em pouco mais de 15 minutos no local, carros reduzindo a velocidade e dividindo a pista com pedestres para desviar dos buracos. A lama empoçada na entrada das casas dificulta até o acesso à garagem de algumas casas.Foto: Myke Sena

Segundo a moradora Benedita Marques, de 54 anos, a situação piorou com chegada da temporada de chuvas no Distrito Federal. “Esses buracos já estão aqui há pelo menos três meses, e depois que começou a chover eles ficaram ainda maiores”, comenta. Ela também disse que durante a noite o problema é em dobro, já que a visibilidade diminui. “Uma vez, eu caí nesse buraco porque não o tinha visto, mas ainda bem que não me machuquei”.

Versão Oficial


A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) informou nesta quarta-feira (8) que irá enviar técnicos ao local amanhã (9) para verificar a situação e, se possível, realizar o serviço até a próxima semana.

De acordo com a Novacap, equipes da operação “tapa-buraco” realizam reparos, diariamente, em todas as regiões do DF. No P Sul, a Companhia informou que está realizando serviços nas quadras QNP 25 e QNP 15. Na última segunda-feira (6), foram tapados buracos nos conjuntos “A” de ambas as quadras e, ao longo do mês, as demais quadras da região também serão atendidas, garantiu a Novacap.

A população, que está mais próxima da situação, pode indicar os locais que necessitam de reparos nas Administrações Regionais ou na Ouvidoria Geral do Governo de Brasília, pelo telefone 162.

Foto: Myke Sena
Lucas Campelo - JBr