No encontro na noite desta quinta (2), em Goiânia, também foi assinada ordem de serviço para abertura de um canal navegável na hidrovia Tietê-Paraná.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou, nesta quinta-feira (2), em Goiânia, da abertura da primeira reunião de 2017 do Fórum de Governadores do Brasil Central. O grupo é composto pelo Distrito Federal e pelos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e do Tocantins.Os governadores do Tocantins, Marcelo Miranda; de São Paulo, Geraldo Alckmin; de Goiás, Marconi Perillo; de Mato Grosso, Pedro Taques; e de Brasília, Rodrigo Rollemberg. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

O encontro contou com a participação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que assinou a ordem de serviço para as obras de derrocamento (abertura de um canal navegável) de 10 quilômetros na hidrovia Tietê-Paraná.

Com investimento de R$ 300 milhões, a iniciativa beneficiará o escoamento da produção para os estados do Centro-Oeste pelos Rios Tietê, Paraná e Paranaíva. “Estivemos dois anos com a hidrovia paralisada, e isso nos trouxe grandes prejuízos”, destacou o governador de Goiás, Marconi Perillo.

Durante a reunião, os governadores do Brasil Central também assinaram o protocolo de intenções, no âmbito do Congresso Nacional e do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), para criação de uma nova categoria de unidade de conservação, a reserva particular de desenvolvimento sustentável (RPDS).

A nova unidade já foi implementada por São Paulo e agora passa a ser utilizada também por Goiás. O governador Marconi Perillo assinou o protocolo de intenções com a Companhia Brasileira de Alumínio e com a Votorantim para administrar a RPDS de Niquelândia, que passa a se chamar Legado Verdes do Cerrado.
"É uma boa ideia no sentido de preservar áreas do Cerrado, áreas de mananciais e, ao mesmo tempo, aliar a preservação com pesquisa científica e desenvolvimento econômico de forma sustentável"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Com 32,5 mil hectares, ela será a primeira unidade de conservação no estado de Goiás — e uma das primeiras do País — a ser enquadrada nessa categoria de RPDS, prevista no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, instituído pela Lei Federal nº 9.985, de 18 de julho de 2000.

Rollemberg saudou a iniciativa. “É uma boa ideia no sentido de preservar áreas do Cerrado, áreas de mananciais e, ao mesmo tempo, aliar a preservação com pesquisa científica e desenvolvimento econômico de forma sustentável”, observou. “Queremos levar essa experiência a outros estados da Federação”, completou o governador de Brasília.

Participaram também do encontro os governadores Marcelo Miranda (TO), Pedro Taques (MT) e Reinaldo Azambuja (MS). A programação do fórum segue nesta sexta-feira (3) pela manhã com a Assembleia Geral dos Governadores, coletiva de imprensa e apresentações de ações bem-sucedidas em Goiás, Rondônia e Londrina.

No encontro de amanhã serão discutidos os avanços das pautas do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central, como a criação de um mercado comum entre os estados integrantes do bloco e a definição de uma estratégia unificada de exportação.

O Fórum de Governadores do Brasil Central foi criado em 3 de julho de 2015 com o objetivo de fomentar o crescimento individual e regional, com base na cooperação entre os chefes da administração pública.