Polícia Militar dá dicas para curtir o carnaval em segurança





Ações simples e eficientes, como não sacar dinheiro em caixas eletrônicos à noite, podem evitar furtos e roubos durante a folia.

O carnaval de rua de Brasília consolidou-se entre os cinco maiores do País. Com milhares de pessoas nas ruas atrás dos bloquinhos, alguns cuidados com a segurança precisam ser observados para a festa não se transformar em frustração. A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social preparou algumas dicas para o folião curtir esses dias sem contratempos.

Uma das orientações básicas é evitar carregar objetos de valor, como relógios, anéis e correntes. No meio da multidão, são bens fáceis de ser furtados. Também é recomendável deixar o telefone celular em casa, mas, se for indispensável levá-lo, o cuidado deve ser redobrado. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal, existem quadrilhas especializadas que atuam em grandes eventos.

Nunca coloque o telefone nos bolsos de trás da calça. Sempre o acomode nos bolsos da frente ou nos laterais, de preferência com botões ou velcros. Anote e guarde na carteira telefones de pessoas próximas e o nome do hospital para onde deseja ser encaminhado em caso de emergência.

Crianças também devem estar identificadas. A Polícia Militar do DF promove até terça-feira (28) a identificação infantil provisória para a folia. Os documentos e pulseiras podem ser retirados nas estações de metrô da Praça do Relógio, em Taguatinga, das 7 às 9 horas; e na Central, na Rodoviária do Plano Piloto, das 18 às 20 horas. Quem for retirá-los deve entregar uma foto 3×4 e fornecer os dados da criança e do adulto responsável. Os pais ainda devem orientar a criança a sempre pedir ajuda a um policial militar, caso ela se perca.

A Polícia Militar ainda recomenda que os foliões calculem quanto deverão gastar e saquem o dinheiro durante o dia. Caixas eletrônicos são bastantes visados por assaltantes à noite. Na festa, uma dica valiosa é distribuir o dinheiro em várias partes da roupa. Assim, evita-se perder todas as notas.

Se for a pé aos blocos, procure andar em grupo e marque com os amigos um ponto de encontro. De carro, evite estacionar em lugares ermos, escuros ou ao lado de veículos maiores que podem encobrir a atuação de criminosos.
Postos móveis da Polícia Militar do DF

O major Michello Bueno, do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar do DF, reforça que a corporação vai montar postos móveis em todos os grandes eventos. “Em caso de necessidade, o cidadão deve procurar uma dessas unidades. É para lá também que serão encaminhados documentos perdidos.”Polícia Militar faz segurança de foliões durante o bloco Suvaco da Asa, no sábado (11). Foto: Tony Winston/Agência Brasília – 11.2.2017

Por uma questão de estratégia de segurança, a corporação não divulga a quantidade de militares mobilizados durante o carnaval, mas o major Bueno afirma que será o suficiente para garantir a tranquilidade dos frequentadores. “Elaboramos uma estratégia para cobrir todos os blocos com o nosso efetivo. A Polícia Militar está preparada para garantir que as festas ocorram de forma ordeira”, destacou.

A Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil, da Secretaria da Segurança Pública, também orienta para alguns cuidados preventivos durante o carnaval, como não subir nos trios com o corpo molhado e redobrar a atenção com instalações elétricas e estruturas metálicas, pois elas podem estar energizadas. Outra recomendação é manter distância de geradores de energia.

A programação completa da folia no Distrito Federal neste ano está no site Brasília tem Carnaval.
Agencia Brasilia

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo