Com orientações a pais e alunos, reforço na segurança segue até 17 de fevereiro e contemplará as 671 escolas públicas do Distrito Federal.

Esta sexta-feira (10) marcou o início do ano letivo para cerca de 460 mil estudantes da rede pública de Brasília. Com isso, a Polícia Militar começou a operação Volta às Aulas. São 200 policiais do Comando de Policiamento Escolar, que recebem o apoio dos batalhões regionais e das unidades especializadas.Policiais militares atuam na região do Centro de Ensino Médio Setor Leste, na Asa Sul, no primeiro dia da operação Volta às Aulas. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A operação segue até 17 de fevereiro e, de acordo com a corporação, vai atingir as 671 escolas das 14 coordenações regionais de ensino da Secretaria de Educação. “Essa é uma forma de dar as boas-vindas aos alunos”, destaca o major Roberto Lobato, comandante do 1º Batalhão de Policiamento Escolar do Plano Piloto. Segundo ele, a presença das equipes ajuda a coibir o porte e o uso de drogas, considerados pelo comando como os principais crimes cometidos no perímetro e no interior dos colégios.

Os militares distribuem cartilhas e orientam alunos e pais sobre questões relacionadas a violência. Outro foco é o transporte escolar. A princípio, os condutores recebem orientações sobre os itens de segurança. Nos próximos dias, a fiscalização passa a autuar de acordo com as regras descritas no Código de Trânsito Brasileiro. “Nesse primeiro momento, nosso objetivo é educar, para depois partir para atos correcionais”, explica o major Lobato.

O trabalho hoje ocorreu, entre outras unidades, no Centro de Ensino Fundamental Caseb e no Centro de Ensino Médio Setor Leste, ambos na Asa Sul.

A primeira fase da operação Volta às Aulas foi de 24 a 27 de janeiro, nas escolas particulares de Brasília. O intuito era o mesmo: recepcionar os alunos a fim de garantir a segurança de todos, no trânsito, no perímetro escolar e no trajeto entre a casa e o colégio.