Resultado de imagem para policiamento comunitário
Aberto à sociedade civil, encontro que vai contar com peritos do Japão ocorrerá em 16 de fevereiro, na Escola de Governo. Inscrições devem ser feitas on-line.

Policiais japoneses estão em Brasília para participar do Seminário Internacional de Polícia Comunitária. O encontro ocorrerá em 16 de fevereiro, das 8h30 às 12 horas, na Escola de Governo do Distrito Federal, no Setor de Garagens Oficiais Norte, próximo ao Memorial JK (Eixo Monumental).

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário eletrônico disponível no site da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Podem participar líderes comunitários, membros de conselhos comunitários de segurança (Consegs), policiais civis e militares e integrantes dos sistemas de segurança pública e de Justiça criminal, estudiosos e pessoas interessadas no tema.

O evento é promovido pela secretaria, com o apoio das Subsecretarias de Valorização Profissional e de Segurança Cidadã.
Programação inclui o modelo Koban

A abertura ficará a cargo da perita da Polícia Nacional do Japão Hisami Ohashi. Ela vai falar sobre o modelo Koban, usado na segurança comunitária do país asiático. Na sequência, o perito Masahiro Kamei discorrerá sobre as percepções que teve das dependências e dos projetos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

As impressões do Brasil a respeito do trabalho desenvolvido no Japão serão apresentadas pelo capitão Diego Araújo, que esteve naquele país em outubro de 2016. O militar acompanha dois peritos japoneses que estão em Brasília para conhecer a estrutura de segurança comunitária da capital federal.

O encerramento caberá à secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar, que fará uma explanação da principal política de segurança do Distrito Federal, o Viva Brasília — Nosso Pacto Pela Vida.
Cooperação técnica entre Brasil e Japão

A visita dos policiais japoneses faz parte de um acordo de cooperação técnica entre Brasil e Japão, fruto de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica – sigla em inglês para Japan International Cooperation Agency), a Agência Nacional de Polícia do Japão e a PMDF. Desde 2015, profissionais dos dois países trocam experiências e aperfeiçoam seus modelos de segurança comunitária.

Seminário Internacional de Polícia Comunitária
16 de fevereiro (quinta-feira)
Das 8h30 às 12 horas
Na Escola de Governo do Distrito Federal (Setor de Garagens Oficiais Norte, próximo ao Memorial JK, no Eixo Monumental)
Inscrições por meio de formulário eletrônico