Muro escola Ceilândia com campanha combate
à dengue (Foto: Graziele Frederico/G1)
Gestor afirmou que estoques de água podem apresentar novo risco para proliferação do mosquito. Governo lançou campanha nacional de combate à dengue nas escolas.

 A ampliação do racionamento de água do Distrito Federal para as regiões abastecidas pelo reservatório de Santa Maria pode acabar aumentando os casos de dengue, afirmou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca. O gestor esteve presente no lançamento da campanha nacional de combate à dengue nas escolas, realizado nesta quarta (22) na Escola Classe 15 em Ceilândia.

"Corre o risco [do aumento nos casos de dengue], então é um desafio novo. O racionamento traz um comportamento da população que é completamente razoável que é o de estocar água, agora se a gente estocar água da forma correta com reservatórios tampados nós não vamos ter nenhuma dificuldade em relação a isso", disse Fonseca.

Alunos explicam o que aprenderam sobre combate
 à dengue para governador (Foto: Graziele Frederico/G1)
Segundo o secretário, se a estocagem for feita em recipientes tampado, não há risco de proliferação dá dengue. Isso "porque o mosquito não tem como implantar os ovos".

O governador Rodrigo Rollemberg informou que em comparação com o mesmo período do ano passado, os casos de dengue no DF caíram 94%. Para o governador, a educação pode combater a proliferação do mosquito nos estoques de água que as famílias irão fazer ou já estão fazendo por causa do racionamento.

Com relação à crise hídrica, o governador afirmou que as medidas alternativas além da expansão do racionamento é o início da captação do Lago Paranoá. A previsão é de que capte 700 mil litros por segundo, mesmo no período da seca.

“Nós estamos também trabalhando firme na estação do Torto Bananal e uma obra de tempo mais longo que é a estação de tratamento de água de Corumbá. Estamos solicitando a população para utilizar a água apenas o necessário, porque o máximo que a gente economizar agora no período em que nós teremos algumas chuvas isso vai favorecer o período da seca”, afirmou o governador.

Alunos da escola classe 15 da Ceilândia em
 lançamento do combate à dengue nas escolas
 (Foto: Graziele Frederico/G1)
Também nesta quarta, a Caesb anunciou que o esquema de racionamento na área central do DF vai deixar cada região sem água uma vez a cada seis dias. A restrição, no entanto, não vai afetar prédios públicos na Praça dos Três Poderes e na Esplanada dos Ministérios. Os palácios do Alvorada e Jaburu – residências oficiais da Presidência e Vice-Presidência – também ficam de fora. Confira aqui o cronograma.

A Escola Classe 15 de Ceilândia foi a primeira do DF a receber a inspeção dos agentes de Saúde para detecção de focos do mosquito dá dengue. As crianças receberam informações sobre como evitar criadouros e a reprodução do Aedes aegypti.

O controle do mosquito Aedes aegypti é difícil porque ele é muito esperto", contou a aluna Antonia Mota. A Secretaria de Saúde informou que nesta quarta serão visitadas outras 95 escolas do DF.

fonte:  G1 DF