Em discurso na primeira sessão de 2017 na Câmara Legislativa nesta quarta (1º), o governador ressaltou também importantes realizações de seus dois anos de gestão, como a desobstrução da orla do Lago Paranoá e o início das atividades no Aterro Sanitário.

O governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, prestigiou nesta quarta-feira (1º) a primeira sessão de 2017 da Câmara Legislativa. Ele ressaltou a colaboração da Casa na aprovação de matérias fundamentais para evitar o colapso financeiro da cidade, destacou a importância da harmonia entre os Poderes Executivo e Legislativo e se colocou à disposição dos parlamentares no debate de temas que possam melhorar a qualidade de vida dos moradores de Brasília.O governador Rodrigo Rollemberg durante discurso na primeira sessão de 2017 da Câmara Legislativa. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

No início de seu discurso, Rollemberg ressaltou as dificuldades encontradas no começo da gestão, resumiu as medidas duras e necessárias a fim de evitar a interrupção de serviços e os atrasos de salários e destacou as várias realizações de seu governo. “Não estamos com os olhos voltados para as próximas eleições, mas sim com os olhos voltados para as próximas gerações”, disse o governador, ao citar as diversas operações para erradicar ocupações clandestinas de terras públicas no DF.
"Não estamos com os olhos voltados para as próximas eleições, mas sim com os olhos voltados para as próximas gerações"Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

A desobstrução da Orla do Lago Paranoá, que permitiu o início das obras de revitalização às margens do espelho d’água e a entrega de mais de 23 mil escrituras nos últimos dois anos foram outros feitos pontuados por Rollemberg para destacar a preocupação do governo em manter o solo do DF organizado.

Na segurança pública, o governador relembrou que 2016 apresentou o menor índice de homicídio dos últimos 23 anos, reflexo das ações desenvolvidas pelo programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida. Na área da saúde, ganhou destaque na fala de Rollemberg os quase 60% de obras executadas no Bloco 2 do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, que terá mais 202 leitos de internação.

A desativação gradativa do Lixão da Estrutural e o início das atividades no Aterro Sanitário de Brasília também mereceram a atenção de Rollemberg. “Essa ação significa um imenso salto civilizatório, pois não podíamos mais admitir que a capital do País abrigasse o segundo maior lixão do mundo. Queremos dar dignidade aos catadores e tornar Brasília exemplo de sustentabilidade”.

Para encerrar o pronunciamento, o governador ressaltou a disposição em trabalhar com os deputados distritais na discussão e na aprovação de matérias que levem benfeitorias à população. “Confio na capacidade dos parlamentares em nos unirmos em torno de questões fundamentais para melhorar a qualidade de vida da nossa cidade. Nenhum interesse pode ser maior do que a nossa cidade”, destacou.
"Todos os projetos serão discutidos tecnicamente e com respeito nesta Casa"Joe Valle, presidente da Câmara Legislativa

O presidente da Câmara Legislativa, deputado Joe Valle (PDT), garantiu que os parlamentares estarão empenhados em contribuir com sugestões em prol de Brasília. “Todos os projetos serão discutidos tecnicamente e com respeito nesta Casa.”

Veja a íntegra da mensagem do governador na abertura da sessão legislativa, que foi acompanhada por secretários de Estado e dirigentes de empresas públicas do Distrito Federal.