Reforma foi iniciada em setembro de 2016 e envolve também intervenções nas salas e no teatro do local. Projeto contemplará acessibilidade e segurança, além da manutenção preventiva.

O Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) será entregue à população de Brasília em 2017. Desde que a reforma foi iniciada, em setembro de 2016, já foram feitas as demolições no piso térreo e em parte das paredes. As estruturas metálicas da cobertura foram pintadas, e salas, vestiários e copa estão na fase de alvenaria. Desde a última semana, telhas novas são instaladas. O trabalho é executado por meio de recursos de R$ 5,6 milhões da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).Operários trabalham na troca do telhado do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Estão previstas reparação da estrutura predial, reforma das salas e do teatro, revisão de toda a instalação hidráulica e elétrica, instalação de elevador e criação de acessos que permitam a pessoas com deficiência chegar aos dois pavimentos do prédio, além da construção de um memorial em homenagem a Renato Russo. Salas e as galerias serão equipados com sistemas de luz, som e projeção.

Além de atender a exigências do Corpo de Bombeiros Militar do DF e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, que interditaram o prédio em 2013, a entrega da obra responde à demanda da sociedade pela revitalização dos espaços culturais. “Esse é apenas um passo da reabertura dos equipamentos públicos que são essenciais para manter viva a identidade de Brasília”, afirma o subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Gustavo Pacheco.
"Esse é apenas um passo da reabertura dos equipamentos públicos que são essenciais para manter viva a identidade de Brasília"Gustavo Pacheco, subsecretário do Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura

Ele também se refere a outra obra importante e que será entregue neste ano, o Centro de Dança do Distrito Federal, cuja reforma está 60% adiantada, e à continuidade das intervenções no Teatro Nacional Claudio Santoro, fechado desde 2014.

De acordo com Pacheco, é fundamental que as reformas sejam feitas de forma que valorizem a cultura local. “São espaços importantíssimos, que reforçam a vocação de Brasília como patrimônio, motivo de orgulho para os moradores”, diz o subsecretário, em referência aos 30 anos que Brasília foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como patrimônio cultural da humanidade. “É fundamental que esses equipamentos voltem para a população.”

Histórico do Espaço Cultural Renato Russo

Criado na década de 1970 como Espaço Cultural da 508 Sul, na W3 Sul, o Espaço Cultural Renato Russo teve como primeira exposição a arte do arquiteto japonês Kenzo Tange, em 1973. As demais alas foram abertas no mesmo ano e serviam para artistas cênicos ensaiarem espetáculos.

O Teatro Galpão foi inaugurado em 1975. Em 1977, foi criado o Centro de Criatividade, onde ocorriam aulas, ensaios e oficinas artísticas. Depois de passar por revitalização arquitetônica, em 1986 — que possibilitou a passagem entre as avenidas W2 e W3 por dentro do local —, foi reinaugurado no formato atual em setembro de 1993 e rebatizado com o nome do músico que fez carreira em Brasília.

O local é composto por teatro, sala multiuso, salas de ensaio, galpão de artes, biblioteca, mezanino para exposição, gibiteca, musiteca, galerias de arte, escritórios e estúdio de rádio.

Agência Brasília