Sessão de iniciativa da bancada feminina

No dia 8, a Câmara Legislativa comemora o Dia Internacional da Mulher em solenidade no plenário às 10h. A data reforça a luta pelos direitos das mulheres desde 1857, quando um grupo de 129 operárias, em Nova Iorque, participou de manifestação para reivindicar a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas diárias. Em repressão ao movimento, as mulheres foram trancadas e incendiadas na fábrica.

Em 1910, numa conferência de mulheres realizada na Dinamarca ficou decidido que a data em que as 129 operárias morreram carbonizadas marcaria o Dia Internacional das Mulheres. Desde então, o 8 de março reúne mulheres em diversos países em torno de direitos políticos, sociais e econômicos.

Na ocupação de cargos políticos no Brasil, as mulheres são minoria. Na Câmara Legislativa do Distrito Federal, elas representam 20% das vagas. A homenagem ao Dia Internacional da mulher é justamente uma iniciativa deste grupo de parlamentares, composto pelas deputadas Telma Rufino (Pros), Celina Leão (PDT), Liliane Roriz (PTB), Luzia de Paula (PSB) e Sandra Faraj (SD). Elas querem discutir com os participantes do evento tanto situações de vulnerabilidade como as dificuldades das mulheres para alcançar melhores postos de trabalho e remuneração.

Entre os convidados estão a procuradora-geral do Distrito Federal, Paola Aires Correia; a diretora do Presídio Feminino, Deuselita Pereira Martins; a delegada Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), Ana Cristina de Melo Santiago; e a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Lúcia Bessa.

CLDF