Saiba porque você não deve usar maquiagem para se
 exercitar (Foto: Reprodução/Instagram
Usar maquiagem na academia aumenta os poros, piora a acne e deixa a sua pele com um ar envelhecido e sem brilho.

No dia a dia, quem vai do trabalho para a ginástica sabe que a maquiagem vai junto – sair do escritório para a esteira ou a aula de zumba é tão parte da rotina que você nem pensa a respeito da base e do blush que está usando. Porém, existe um motivo pelo qual você nunca deve usar maquiagem na academia.

A maquiagem não é como um hidratante. Enquanto esse produto é absorvido pela sua pele, os produtos de make apenas ficam na superfície e não são absorvidos, porque o objetivo é dar um aspecto diferente e não cuidar. Mas quando você se exercita, você fica quente e transpira, e é aí que reside o problema: “Quando a pele está mais quente, ela fica mais suscetível à absorção, ou seja, qualquer maquiagem que estiver na superfície vai ser absorvida mais facilmente. Isso pode levar à congestão e bloqueio de poros”, disse a esteticista Andy Millward para o jornal britânico Metro.

A pele com acne piora
Ao mesmo tempo em que o seu corpo fica mais tonificado, a sua pele deteriora por conta desse acúmulo de produtos nos poros, e se você tem acne é um fato que a condição ficar ainda pior, já que os poros não estão respirando e a proliferação de espinhas e cravos é maior.

A pele seca fica mais seca ainda
Usar maquiagem na academia é ruim até mesmo para mulheres que tem pele seca. Como a cútis está coberta por uma camada de produtos, o suor fica preso ali, ele não sai totalmente, e como o pH do suor é mais ácido do que a pele, esse contato pode causar irritação e rigidez.

Os poros aumentam
Quanto mais sujeira, maiores os poros, afinal, eles se alargam para receber a quantidade de impurezas que estão na superfície.

O corpo não libera toxinas
O suor tem como objetivo não só regular a temperatura do corpo quando você se exercita, mas também de liberar toxinas e outros materiais dispensáveis para o seu organismo. Usar maquiagem na academia significa que esse ‘lixo’ fica preso na sua pele.

A pele fica menos brilhante e bonita
Com o tempo, a sua pele fica com a aparência de envelhecida, sem brilho e com mais marcas. Tudo por causa de todo esse acúmulo.

Para evitar esses efeitos, a rotina é simples: lembre-se sempre de tirar a maquiagem antes de ir à academia, use um hidratante leve ou protetor solar se você for se exercitar ao ar livre e lave bem o rosto depois do exercício.