Audiência proposta pelo deputado Lira

Questões de gênero e o empoderamento da mulher negra serão debatidos nesta segunda-feira (27) em audiência pública no plenário da Câmara Legislativa. Para o autor da proposta, deputado Lira (PHS), o fato de o racismo e as desigualdades de gênero ganharem cada vez mais espaço na agenda política do País é um reflexo da longa trajetória de luta dos movimentos sociais brasileiros.

O tema do empoderamento, segundo o parlamentar, traz uma inovação na concepção de poder, garantindo à mulher autonomia no controle do próprio corpo, direitos e participação política. O empoderamento da mulher negra é necessário para haver mudanças sociais sem discriminação, na opinião de Lira. Medidas voltadas à redução das desigualdades de gêneros vão ser discutidas na audiência.

Durante o evento, vão ser homenageadas a ministra dos Direitos Humanos do Brasil, Luislinda de Valois Santos, que foi a primeira juíza negra do País, e a presidente do grupo de embaixatrizes africanas no Brasil, Neogilda Cosme, entre outras mulheres.

CLDF