No Parque da Cidade, as crianças brincam no Baratinha (foto), com término previsto para as 21 horas. Até as 17h30, havia 26 mil pessoas em cinco blocos.

No último dia oficial de folia, as comemorações tiveram início pela manhã desta terça-feira (28) com o bloco Os Primeiros, no Sesc do Guará. Também tem festa no Parque da Cidade e do tradicional Pacotão. Mais cedo, o Calango Careta saiu na 408/409 Norte. Foram cadastrados pela Secretaria de Cultura para hoje 26 eventos de carnaval para o dia.As crianças se divertem na Baratinha, que segue até as 21 horas desta terça (28). Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Segundo a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, os blocos Raparigueiros (Eixo Sul 110/210), Baratinha (no Estacionamento 12 do Parque da Cidade), Pacotão (CLN 302/303), Meninos de Ceilândia (na CNM 1) e Essa Boquinha Eu Já Beijei (no Setor Comercial Sul) são as principais atrações. Juntos, eles concentravam, até as 17h30, um público de aproximadamente 26 mil pessoas. Porém, há uma alteração constante no número, que aumenta à noite.

Também estão programados para sair às ruas nesta terça os blocos Alvorada do Planalto (na frente do Clube Vizinhança da 108/109 Sul), Pipoka Azul (entre a Torre de TV e a Funarte) e Espírito Celta (na Praça dos Prazeres, na 201 Norte). Os eventos são monitorados pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), que reúne 18 órgãos do governo de Brasília.
Serviço de limpeza e atendimentos a urgências de saúde

Para retirar a sujeira deixada após os eventos, a limpeza dos locais teve início ainda durante as festividades. De acordo com o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), das 17 horas de ontem (27) até as 17 horas de hoje, foram recolhidas mais de 17 toneladas de lixo. Nos quatro dias oficias, já são quase 69 toneladas.

Na área da saúde, das 23 às 16 horas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atendeu dez ocorrências de menor gravidade, sem necessidade de transferência para os hospitais. Nove foram por excesso de bebida alcoólica e uma relacionada à agressão física.

O Hospital Regional da Asa Norte (Hran) não registrou nenhum atendimento de maior gravidade, e o Hospital de Base teve 19 atendimentos. Desses, seis foram por agressão física, um ferido por arma de fogo, um por arma branca, sete por quedas e quatro vítimas de acidente automobilístico.

A Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude não registrou nenhuma ocorrência de violação de direitos de crianças e adolescentes entre ontem e hoje.
Ônibus, metrô e ocorrências policiais

Até o momento, não foram registrados atrasos nos ônibus que partem da Rodoviária do Plano Piloto. Segundo a Polícia Militar, as estações de metrô Galeria e Central recebem reforço para garantir a dispersão tranquila dos foliões.

De acordo com a PM e o Corpo de Bombeiros Militar, não houve registro de ocorrência até o fim da tarde. Além do apoio normal, a PM atua com unidades especializadas como Rotam, Patamo e Cavalaria.

Entre a zero hora de sábado (25) e as 16 horas desta terça (28), a Polícia Civil registrou 500 ocorrências. A maior parte relaciona-se a furtos diversos (263), como de celulares (36). Além desses, houve 54 roubos a pedestres, quando há ameaça. Os casos de lesão corporal dolosa, em geral fruto de brigas, foram 23.

A Polícia Civil ressalta que os números, mesmo dos dias já passados, podem se alterar em razão de novas notificações feitas somente depois das datas dos ocorridos. Se o registro for pela internet, há um lapso de tempo ainda maior entre o registro e o processamento do dado pelo setor de estatística da corporação.

Até o momento, o Departamento de Trânsito (Detran-DF) teve 79 infrações de trânsito: 46 por falta de cinto de segurança, 12 por estacionamento irregular e 21 por motivos diversos. Os agentes recolheram 77 veículos ao depósito por apresentarem situação irregular.

A Companhia Energética de Brasília (CEB) não registrou ocorrências.