O carnaval acabou, a população voltou a trabalhar, mas os políticos, para variar, seguem em ritmo de festa. No Congresso Nacional, praticamente nenhum parlamentar esteve na Casa ontem e a grande maioria deve emendar o feriado e voltar a trabalhar só na próxima semana.

Na Esplanada não foi diferente: dos 28 ministros do presidente Michel Temer, apenas dois tiveram agenda oficial ontem, sendo que um deles, Gilberto Kassab (PSD), chefe da pasta de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, cumpre missão internacional em Barcelona.

Mesmo com pressa para acelerar o andamento de medidas consideradas fundamentais, como as reformas da Previdência e da legislação trabalhista, o governo nem sequer teve esperança de conseguir quórum nesta semana. Prova disso é que, até o fechamento desta edição, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não tinha marcado nenhuma atividade no Legislativo.

No Senado, havia a possibilidade de ser aprovada a segunda etapa da lei que regulamenta a repatriação de recursos do exterior, mas é pouco provável que isso ocorra. No melhor dos cenários desenhados pelo Palácio do Planalto, o projeto que representa um incremento ao caixa da União será apreciado na terça-feira que vem.

Por: Correio braziliense