O governador Rodrigo Rollemberg deve anunciar a reestruturação do primeiro e segundo escalões e das administrações regionais na terça-feira (28). O objetivo do chefe do Executivo é reduzir em 20% os cargos comissionados, diminuir o número de secretarias – de 24 para 20 – e entregar as administrações regionais para aliados na Câmara Legislativa.

O objetivo é fundir pastas que se relacionam – como a do Meio Ambiente e de Gestão de Territórios e Habitação – para criar supersecretarias. O governador também pretender devolver a autonomia às administrações regionais, que poderão voltar a emitir habite-se e alvarás de construção de empreendimentos menores, atribuições repassadas à Central de Aprovação de Projetos, vinculado à Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), desde o início de 2015.

Base – Entre outras mudanças, Rollemberg havia decidido, até sexta-feira (24), transferir o secretário Desenvolvimento Sustentável, Arthur Bernardes, para a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). Para o seu lugar foi convidado o diretor-superintendente do Sebrae-DF, Antônio Valdir Oliveira Filho, irmão do deputado Chico Leite (Rede). Exatamente por esta relação de parentesco e em razão da estabilidade que tem na função atual, Valdir Oliveira não havia aceitado o convite até o final da tarde de sexta.

Outro parlamentar da Rede, Cláudio Abrantes, será contemplado com o direito de indicar o administrador de Planaltina, seu reduto político.

Por: BSB Capital