Planetário de Brasília expõe imagens de corpos celestes vistos do Chile

Fotos tiradas na região do Deserto do Atacama foram doadas pelo Observatório Europeu do Sul. Entrada é gratuita.

Imagens de corpos celestes — galáxias, nebulosas, aglomerados — tiradas do Deserto do Atacama, no Chile, poderão ser vistas gratuitamente a partir de terça-feira (7) no Planetário de Brasília. As 50 fotografias da mostra Universo Surpreendente foram doadas pela organização intergovernamental de pesquisas em astronomia Observatório Europeu do Sul.Imagens tiradas da região do Deserto do Atacama podem ser vistas no Planetário de Brasília a partir de terça-feira (7), com entrada gratuita. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

“Queremos que pessoas de todas as idades acessem a beleza dessas imagens”, convida o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, da Casa Civil, Marcelo Aguiar. Ainda não há data para o fim da exposição, a previsão inicial é de três meses.

A mostra celebra a parceria com o observatório. “Mantemos relação próxima com outros planetários e observatórios como forma de valorizar o serviço que prestamos ao público”, destaca. A atual exposição no Planetário de Brasília, Azul que pinta o céu, com réplicas de obras do Museu do Louvre (França), foi emprestada por meio de outra colaboração com entidades — a visitação vai até as 21 horas desta sexta (3).

Fundado em 1962 na Alemanha, o Observatório Europeu do Sul conta com 16 estados membros, entre eles o Brasil. São três observatórios no Deserto do Atacama — La Silla, Paranal e Chajnantor. O local recebe visitantes de todo o mundo para observação do céu.

Universo Supreendente
De terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas; sábados, domingos e feriados, das 8 às 20 horas
Planetário de Brasília (Setor de Difusão Cultural, Via N1, Eixo Monumental)
Entrada gratuita
Mais informações: (61) 3224-7970

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.
imagem-logo