Foto: Divulgação

O Planetário de Brasília vai transmitir, nesta quinta-feira (23/03), em tempo real, o lançamento do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), entre 17h30 e 20h – horário de Brasília. Quem quiser conferir deve ir até a sede do Planetário, no Eixo Monumental, perto do Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Uma parceria firmada a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Planetário de Brasília permitirá acompanhar esse momento em duas telas, uma de 42 e outra de 50 polegadas. Na ocasião, um especialista da AEB estará no local para tirar todas as dúvidas dos participantes.

O satélite brasileiro será lançado do Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa e tem como objetivo prover — como parte do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) — cobertura de serviços de Internet a 100% do território nacional de forma a promover a inclusão digital para todos os cidadãos brasileiros, além de fornecer um meio seguro para as comunicações estratégicas do Governo Federal.

O uso dual da plataforma vai habilitar a implementação de um sistema de comunicações por satélite seguro para o Governo Brasileiro e as Forças Armadas, ao mesmo tempo reduzindo a divisão digital e tecnológica no Brasil. O SGDC é brasileiro e tem como objetivo garantir a inclusão digital aos brasileiros, ao prover a cobertura de serviços de internet a 100% do território nacional.

“O Planetário não poderia perder essa oportunidade tão interessante. Por isso, eu convido a população a participar. Não importa a idade. Todos serão muito bem vindos”, convida o secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Aguiar.


SERVIÇO:

Transmissão ao vivo do Lançamento do Satélite SGDC

Dias: 23 de março

Horário: entre 17h30 e 20h

Informações: 3312-9913 // 3961-4537// 3961-4536 // 3961-4541