Após a inacreditável gafe no final da cerimônia do Oscar 2017, quando os apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway anunciaram o vencedor errado do prêmio de Melhor Filme, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas emitiu um comunicado explicando a causa do problema.

Após pedir desculpas a todos os envolvidos na confusão, assim como ao público que assistiu à cerimônia pela televisão, a Academia responsabilizou a empresa de auditoria PricewaterhouseCoopers (PwC) pelo erro.

“Nos últimos 83 anos, a Academia confiou na PwC para cuidar do processo de tabulação [dos votos], incluindo a precisa entrega dos resultados. A PwC assume total responsabilidade pelas brechas dos protocolos estabelecidos que aconteceram durante a cerimônia”, diz a declaração da Academia.

As circunstâncias em torno do erro estão sendo investigadas, enquanto a Academia reflete sobre quais ações irá tomar para garantir “a integridade dos Oscars e da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas” no futuro.

Já a PwC divulgou um texto no Twitter, explicando como o envelope errado foi entregue à dupla de apresentadores e se desculpando com a Academia, os apresentadores, a emissora ABC e as equipes dos filmes La La Land e Moonlight.

“Brian Cullinan, sócio da PwC, erroneamente deu aos apresentadores Warren Beatty e Faye Dunaway o envelope reserva do prêmio de Melhor Atriz ao invés do envelope de Melhor Filme”, diz a declaração. “Assim que o erro ocorreu, os protocolos para corrigí-lo não foram seguidos rápido o bastante por Culllinan ou sua parceira. (…) Gostaríamos de estender nossa profunda gratidão a cada um pela graciosidade que apresentaram durante esse momento tão difícil.”

O Oscar de Melhor Filme foi incorretamente anunciado para La La Land – Cantando Estações, e somente quando os produtores faziam seus discursos no palco que foi esclarecido que o verdadeiro vencedor havia sido Moonlight – Sob a Luz do Luar.

A confusão da desse ano não foi o único fato imprevisível da trajetória de quase 90 anos da maior premiação do cinema. Para mais cenas de puro constrangimento ao vivo, confira nossa lista de sete momentos muito bizarros da história do Oscar.

Com informações do portal IGN.