Foram entrevistados 55 mil passageiros nos 15 maiores aeroportos do país. Dados obtidos durante ano de 2016, premiaram terminal de Curitiba como melhor do Brasil.

Por Graziele Frederico, G1 DF

Passageiros esperam em filas para realizar check-in e despachar bagagem no aeroporto de Brasília (Foto: G1/DF)

Uma pesquisa do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil premiou o aeroporto de Brasília como o mais eficiente nos quesitos check-in, raio X e serviços. Foram entrevistados 55 mil passageiros durante o ano de 2016, nos 15 maiores aeroportos do país. Segundo o Ministério dos Transportes, esses terminais são responsáveis por 80% da movimentação aérea do país.

O terminal de Curitiba foi eleito o melhor aeroporto do Brasil e ganhou também nas categorias de aeroporto mais cordial, confortável, limpo e de maior eficiência na restituição de bagagem. O Santos Dumont, no Rio de Janeiro, conquistou a categoria de facilidades para os passageiros.

A premiação Aeroporto + Brasil está na terceira edição e avalia também as companhias aéreas. De acordo com os resultados divulgados pelo ministério no dia 5 de abril, a Azul Linhas Aéreas foi premiada por check-in mais eficiente e a Gol por melhor restituição da bagagem.

Brasília

Para Daniel Ketchibachian, presidente do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitscheck pela concessionária Inframerica, o prêmio informa “hábitos que devem ser mantidos e funciona como um termômetro sobre o que precisa ser melhorado”.

De acordo com a concessionária, uma média de 18 milhões de passageiros circulam pelo terminal por ano, destes, 44% usam Brasília como conexão para outros destinos.