Levantamento foi feito pela Codeplan, por telefone, com moradores de todas as regiões administrativas do DF. Ação da Agefis em outros quesitos também foi avaliada

As ações de recuperação da orla do Lago Paranoá promovidas pelo governo de Brasília desde agosto de 2015 são avaliadas como positivas por 80% da população. Além disso, os trabalhos nesse sentido são considerados justos: 60% dos entrevistados apontaram que a Agência de Fiscalização (Agefis) atua igualmente em áreas de pessoas com maior e menor poder aquisitivo.

Os dados constam da pesquisa de opinião da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan) sobre a atuação da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), apresentada nesta segunda-feira (3) no Salão Nobre do Palácio do Buriti.

Foram ouvidos por telefone, em março deste ano, 4.377 moradores de todas as regiões administrativas. A pesquisa foi feita via central de atendimento ao cidadão (telefone 156).

Presente à apresentação dos números, o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, disse que os resultados demonstram que as pessoas querem os espaços públicos democratizados. “Esse apoio mostra que uma percepção de que o Lago Paranoá é dos locais mais preciosos do Distrito Federal e que precisa ser compartilhado por todos. O lago é a nossa praia, e a praia não pode ser privatizada. É um espaço de entretenimento e lazer gratuito”, defendeu.

Quando questionados se já ouviram falar das ações da Agefis para desobstruir a orla do lago Paranoá, 92,8% dos respondentes disseram que sim.

A ação é considerada necessária para 85,5% dos entrevistados, e 75,5% acreditam que não houve excessos por parte da agência de fiscalização.