Exposição fica aberta ao público até 18 de maio

Às vésperas do aniversário de Brasília, celebrado no próximo dia 21, a Câmara Legislativa inaugurou na noite desta terça-feira (18) uma mostra com obras de três grandes nomes das artes plásticas brasileira. Com a curadoria de Marco Antônio Vieira, a exposição "Poesia, Geometria, Construção" reúne trabalhos de Athos Bulcão, Francisco Galeno e Rubem Valentim, no foyer do plenário. Visitas podem ser feitas de segunda a sexta, das 8h às 19h, de 19 de abril a 18 de maio. A abertura da exposição ocorreu após apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília, no auditório da Casa. Ambos fazem parte do projeto "Câmara Com Vida" que visa estreitar a relação com a população do Distrito Federal a partir de iniciativas culturais e debates sobre temas de relevância para o Distrito Federal.

Todos os três artistas têm renome e fama internacional e estabeleceram, de formas variadas, vínculos com a capital do Brasil. O carioca Athos Bulcão, por exemplo, morou na cidade e suas obras são verdadeiros cartões postais de Brasília, cuja fundação contou com sua participação artística. Gravuras de Athos para o Brasília Palace Hotel, o Hospital das Forças Armadas e o Hospital Sarah Kubitschek – onde o artista morreu aos 90 anos, em 2008 – estão entre as obras em exposição na CLDF.

De Maceió, Rubem Valentim foi escultor, pintor, gravador e professor, tendo lecionado pintura no Ateliê Livre do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (UnB). Suas obras revelam influência de tradições populares do Nordeste e de religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé, cujos signos são orquestrados de forma geométrica.

Em sintonia com o trabalho de Valentim, as criações de Francisco Galeno também se apoiam nas formas geométricas e na abstração. Único dos três artistas ainda vivo, Galeno é piauiense e vive em Brazlândia desde 1965, onde pinta com cores e traços característicos e alegres elementos triviais e cotidianos, a exemplo de carretéis, pipas e latas de sardinha.

Brasília – A capital federal é tema de outra exposição inaugurada também na noite de ontem (18) na Câmara Legislativa. Em "Instantâneos de Brasília", a pintora Walkiria Borges retrata paisagens e figuras da cidade, que festeja seus 57 anos. As telas ficarão à mostra na galeria Espelho d'Água da Casa também até o dia 18 de maio.

CLDF