Foto: Tony Winston/Agência Brasilia

Um grupo de instituições, universidades, agências de publicidade e fundações, lançaram nesta semana, na sala VIP do Aeroporto Juscelino Kubitschek, o Concurso Marca Brasília. 

A iniciativa é capitaneada pela Câmara de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio, sem fins lucrativos, O autor da marca vencedora ganhará R$ 20 mil e a identidade visual poderá ser utilizada por toda população brasiliense. Também será lançado o site do concurso (www.marcabrasilia.com.br), com o regulamento e as formas de participação. 

O presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, explica que a partir desse projeto os participantes oferecerão a sua visão de Brasília traduzida na forma de um logotipo. “Procuramos uma ideia que seja capaz de inspirar quem vive e visita Brasília da mesma forma como essa cidade nos inspira. A proposta do concurso é descobrir qual é a verdadeira marca da cidade”, ressalta Adelmir. 

Adelmir destaca que, quando for defina a marca vencedora, o objetivo será difundir seu uso entre os empresários, governo e demais setores representativos da cidade. “Nossa ideia é que, do pequeno artesão ao grande empresário, todos estampem essa imagem em seus produtos, para que seja associados à capital federal”, destaca. “Seu uso será gratuito, assim como ocorre em grandes cidades do mundo, principalmente dos EUA e da Europa”, completa.

Em relação à premiação, ele é enfático: “O valor é um simples prêmio para o vencedor, mas sua maior recompensa será ser lembrado daqui a 10, 20, 50 ou 100 anos por conseguir criar uma identidade visual capaz de caracterizar a capital do Brasil.”
Alô