Governador Rodrigo Rollemberg participou da abertura do evento, que reúne prefeitos e secretários municipais de todo o País.

Brasília recebe até esta quarta-feira (12) prefeitos e secretários municipais para o 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.Governador Rodrigo Rollemberg participou da abertura do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A abertura ocorreu na manhã de hoje (11), na Confederação Nacional de Municípios, na Asa Norte, com a participação do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

O objetivo é debater ideias a fim de promover crescimento econômico e social com desenvolvimento sustentável e preservação do patrimônio cultural. Entre as metas estão o aquecimento do turismo e a criação de emprego e renda.

“O Brasil tem uma riqueza extraordinária expressa nos patrimônios culturais e naturais. É muito importante aproveitar isso para o desenvolvimento sustentável, por meio do turismo e com a geração de emprego e renda. Daí a necessidade de articular todas essas cidades”, defendeu Rollemberg.

A programação conta com palestras de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Confederação Nacional de Municípios e da Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial.

Alguns temas do evento são Diversidade Cultural, Governança de Cidades Históricas e Relação entre Turismo e Patrimônio Mundial. Participaram também da abertura os ministros de Cultura, Roberto Freire, e do Meio Ambiente, José Sarney Filho.
Acórdão do Tribunal de Contas da União motivou o encontro

Está na pauta ainda o Acórdão nº 3.155, de 2016, do Tribunal de Contas da União (TCU). O texto determinou que o governo federal deve apresentar plano para elaborar e implementar uma política nacional de gestão do patrimônio.

Entre os objetivos do plano está a definição de métodos para exploração turística adequada. Além disso, deverão ser listadas as responsabilidades de cada instituição.

Leia o discurso do governador Rodrigo Rollemberg na abertura do 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial.