​"Quem sou Eu, Quem somos nós"

Exposição composta por pinturas, desenhos, poesias e esculturas provenientes da experiência estética colaborativa do Coletivo Conhece-te a ti mesmo será apresentada até 26 de maio com entrada gratuita 

A Biblioteca Central da Universidade de Brasília (UnB) recebe até 26 de maio a itinerância da exposição “Quem sou Eu, quem somos Nós”, composta por pinturas, desenhos, poesias e esculturas provenientes da experiência estética colaborativa do coletivo Conhece-te a Ti mesmo, estabelecido em Brasília-DF no final de 2015.

Trata-se de uma nova oportunidade para os moradores de Brasília e região poderem apreciar as obras de arte criadas pelo coletivo e que foram expostas em dezembro do ano passado no Shopping Liberty Mall, com grande visitação de público.

Os trabalhos expostos em “Quem sou Eu, quem somos Nós” inspiram-se nos quatro elementos da matéria: ar, água, terra e fogo, como ponto de partida para expressões poéticas. O projeto artístico foi desenvolvido com os participantes do coletivo Conhece-te a Ti mesmo através da prática de experiências estéticas colaborativas e das referências de Valéria Rodrigues, curadora da exposição e coordenadora do projeto.

“O conceito de estéticas colaborativas está ligado a práticas e experiências artísticas híbridas, à técnica de dar forma a partir de diversos materiais, à materialização do invisível e ao diálogo reflexivo com o que se apresenta: uma potência criativa, imaginal, filosófica e poética”, explica Valéria, que é psicóloga, arteterapeuta e atua com experiências artísticas colaborativas.

As peças expostas foram realizadas em oficinas artísticas para até 16 participantes. A produção desta obra contemplou uma reflexão no grupo sobre a criação individual e partilhada. Trata-se de uma prática sensível, poética, atenta e dinâmica, que pretende investigar e pensar as demandas complexas de nosso tempo, como potencial de experimentações expressivas, pedagógicas e terapêuticas. As criações, sempre realizadas em grupo, fomentam também promover o princípio da responsabilidade social, o conjunto de direitos e deveres como cidadãos no que diz respeito à qualidade de vida do nosso semelhante.

O processo criativo e terapêutico implicou a partilha e a ampliação da ideia inicial de promover conhecimento sobre Si para uma ressonância do Si em cada participante. Nesse caminho relacional, desdobraram-se várias hipóteses para novas formulações poéticas do Si e de suas humanidades. “A exposição propõe ao público um jogo poético desenvolvido neste espaço de transformação e partilha”, conta Valéria.

As obras agora expostas na UnB surgiram a partir do encontro e da composição de dez artistas dispostas a realizar ações culturais, sociais e educativas. São elas:

Anisia Alencar, Ibititá/BA
Célia Miyuki Tomaz, São Paulo/SP
Cleo Aguiar, São Francisco/MG
Denise lenzi, Brasília/DF
Gleive Lima Vaz, Unaí/MG
Iara Machado, Rio de Janeiro/RJ
Maria Cristina, Conceição do Rio Verde/MG
Nadir Vidal, Ituverava/SP
Lucélia Lino, Campina Grande/PB
Valéria Rodrigues, São Paulo/SP

Sobre o Coletivo Conhece-te a Ti Mesmo: Estabelecido em Brasília desde o final de 2015, é formado por artistas, arteterapeutas, arte educadores, psicólogos, pesquisadores, profissionais da saúde, educadores, jovens e adultos em busca de transformações e autoconhecimento. Propõe-se como um espaço de convivência transdisciplinar, fundamentado em poéticas híbridas e arteterapia de abordagem Junguiana e Arquetípica. O projeto coordenado pela psicóloga e arteterapeuta Valéria Rodrigues é realizado por meio de experimentações artísticas e tem como objetivo promover criatividade, expressividade, reflexões, comunicação e desenvolvimento humano. Além disso, realiza ações culturais, sociais e educativas.

Sobre a UnB: A Universidade de Brasília (UnB) é uma universidade pública federal brasileira, com sede em Brasília, no Distrito Federal. Desde a sua criação, em 1962, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito a excelência do ensino e da pesquisa. Atualmente é a maior instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil e uma das mais importantes do país. A Biblioteca da UnB ocupa um edifício de 16.000 m² com capacidade para um milhão de volumes e dois mil usuários. Localiza-se na Praça Maior da UnB, lugar destinado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. A mudança definitiva da biblioteca para o seu prédio ocorreu em março de 1973. Nesses 50 anos, a Biblioteca Central da UnB tem atuado como um centro de integração do conhecimento e tem caminhado com o propósito de contribuir para a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Vem trabalhando para manter seu acervo diversificado e para a modernização de seus serviços, a fim de melhor atender aos diversos segmentos da comunidade acadêmica, pois a busca pela excelência no atendimento às necessidades de informação dos usuários é a razão primeira de sua existência.

SERVIÇO:

Exposição “Quem sou EU, quem somos Nós”
Itinerância - Biblioteca Central da UnB
Onde: Salão Expositivo da Biblioteca Central da UnB
Endereço: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, Brasília/DF
Quando: Até 26 de maio de 2017
Horário: das 10h às 19h30
Quanto: Gratuito

Classificação etária: Livre
Telefone: 61 3107-2676

FICHA TÉCNICA

Curadoria: Valéria Rodrigues
Enquadramento institucional-curadoria: Coletivo Conhece-te a ti mesmo – Brasília/DF
Direção artística: Alexandre Gomes Vilas Boas
Comunicação e criação visual: Bete Nóbrega
Assessoria de Imprensa: Rhizome Comunicações
Direção da equipe de produção: Valéria Rodrigues
Montagem: Eduardo Ferreira e Coletivo Conhece-te a ti mesmo – Brasília/DF
Fotografia montagem: Daniela Oliveira
Fotografia do acervo: Alexandre Gomes Vilas Boas

Mais informações:
https://www.facebook.com/events/284419658636038
http://coletivoconhecete.blogspot.com.br/


Informações para a Imprensa – Exposição Quem sou Eu, Quem somos Nós:
Marcelo Pria
MTB # 027461
Rhizome Comunicações
https://www.facebook.com/rhizome.comunica/

rhizome.comunica@gmail.com11 98739-6179