Parte do Mês da Diversidade Cultural, programação reunirá representantes do segmento, como Brixx Furtado, que trabalha há sete anos com esse tipo de arte urbana.

Brasília recebe, de 26 a 28 de maio, o Encontro de Grafite do Distrito Federal, atividade que integra o Mês da Diversidade Cultural. Promovido pela Secretaria de Cultura, o evento reunirá coletivos e entidades de grafiteiros da cidade para discutir o reconhecimento e a valorização da arte urbana.Parte do Mês da Diversidade Cultural, programação reunirá representantes do segmento, como Brixx Furtado, que trabalha há sete anos com esse tipo de arte urbana. Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Os participantes foram selecionados pelo diretor do Museu Nacional, Wagner Barja, que define o grafite como “uma arte de protesto que traz mensagens importantes”.

No dia 26, a partir das 18 horas, o museu vai sediar um debate sobre políticas públicas para o grafite e a criação de um fórum permanente.

Barja é o curador da exposição Mundez, que comemora os 10 anos do Museu Nacional. Com a releitura de obras clássicas das artes plásticas brasileiras feita por grafiteiros locais, a mostra faz parte da política da secretaria para essa modalidade artística e pode ser vista até 4 de junho.

Segundo Jaqueline Fernandes, subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, “existe um processo de exclusão e marginalização histórica dos grafiteiros”.
"Existe um processo de exclusão e marginalização histórica dos grafiteiros"Jaqueline Fernandes, subsecretária de Cidadania e Diversidade Cultural, da Secretaria de Cultura

Em 27 e 28 de maio, paredes à entrada do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck se transformarão em painéis grafitados pelos artistas que estarão no encontro.

Brixx Furtado, de 29 anos, é uma das poucas mulheres que vão participar da atividade no parque. Ela conta que grafita há sete anos e já recebe convites para pintar residências, fachadas de lojas e de empresas. “O grafite nada mais é do que uma escola de arte que veio para ficar”, compara Brixx.

A programação do Mês da Diversidade Cultural inclui ainda debates sobre as etnias cigana e indígena. O Dia Nacional dos Ciganos será comemorado no acampamento da comunidade Nova Canaã, em Sobradinho, na quarta-feira (24). Os índios foram lembrados na quarta-feira (17) em um debate na TV Comunitária.

Mês da Diversidade Cultural
Festa na comunidade cigana Nova Canaã
24 de maio (quarta-feira)
Das 10 às 22 horas
Rota do Cavalo, Condomínio Serra Verde, km 11, Gleba 274, Sobradinho
Encontro de Grafite do DF
Debate sobre políticas públicas para o grafite e criação do fórum
26 de maio (sexta-feira)
Às 18 horas
No Museu Nacional (Setor Cultural Sul, próximo à Rodoviária do Plano Piloto)

Produção de painéis
27 e 28 de maio
Das 9 às 18 horas
No Parque da Cidade