Para que possamos ter uma vida melhor e mais estruturada com direitos sociais garantidos, devemos participar mais ativamente da vida política, devemos estar preparados para escolher nossos representantes com mais qualidade, pois há um despreparo político grande, principalmente quando o eleitor desconhece o sentido da representação política, ignora por meio do seu voto, vereadores, deputados, senadores e governantes adquirem poderes para agir em seu nome, é como se a gente desse uma procuração em branco para nosso “ditos” representantes.

Desta forma, o eleitor deve estar consciente de que, ao escolher um representante para falar, decidir e agir por ele, necessita ter um amplo conhecimento a respeito do candidato, sua trajetória política, profissional e pessoal, suas condições para exercer o papel que se propõe. Procure se informar mais através de pesquisa, saber se não está envolvido em crimes que tiram o dinheiro do contribuinte. Hoje a Câmara Legislativa do DF e o Ministério Público, investigam deputados acusados de se beneficiarem de Emendas para a Saúde Pública.

Uma vez que a escolha dos representantes não resume a amplitude da cidadania, o eleitor necessita manter-se informado da atuação política do seu representante e, nesse sentido, o despreparo do eleitor também pode ser verificado, principalmente no que tange à cobrança dos seus direitos de representado.

Os políticos não são pressionados em relação aos seus compromissos eleitorais, porque os cidadãos, geralmente, desconhecem ou não utilizam os mecanismos existentes para isso.

Podemos ver agora, segundo Matéria do Correio Braziliense de 27 de abril de 2.017, que mais de 50% dos Deputados Distritais, ou sejam 13 Deputados são Réus em Processos no Judiciário. Vamos fiscalizar e votar corretamente em 2018 para não vermos nosso dinheiro indo para o ralo e sim investidos em melhor saúde, educação, segurança e outros aparelhos do Estado que garantem uma maior qualidade de vida para as pessoas.