Tempo de resposta à demanda é de até dois dias úteis. Documentos devem ser digitalizados

Edição de arte/Agência Brasília

A facilidade para solicitar a consulta surpreendeu Raimundo Gomes Ferreira, de 43 anos. Por e-mail, o técnico de áudio conseguiu agendar, no Hospital Regional do Paranoá, o retorno do pai, que faz acompanhamento pelo menos duas vezes por ano com um neurologista.

O serviço está disponível desde novembro por meio do centro de saúde da região, e agora passa a funcionar no de São Sebastião e no do Itapoã. As consultas são marcadas tanto para o Hospital Regional do Paranoá quanto para Hospital Universitário de Brasília.

Segundo o gerente de Regulação da Região Leste de saúde, João Bosco, autor da iniciativa, o objetivo é dar comodidade aos pacientes. “Também é uma forma de documentar o processo”, reforça.

Além da marcação de consultas, é possível fazer o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que o usuário tem a opção de imprimir por conta própria.

Sem a novidade, Maria Dulcinea Xavier Nunes, de 51 anos, teria que ir do Gama, onde mora, ao Paranoá para marcar uma consulta de ortopedia para o filho Marcus Vinícius.
"Eu achei ótima toda essa praticidade de não precisar ir até lá, pegar fila para ser atendida"Maria Dulcinea Xavier Nunes, servidora pública

Ele rompeu o ligamento do joelho esquerdo enquanto jogava vôlei. O hospital é referência no tipo de atendimento.

“Eu achei ótima toda essa praticidade de não precisar ir até lá, pegar fila para ser atendida”, elogia a servidora pública, ao acrescentar que gastaria no mínimo uma hora para ir de uma região à outra.

Ela descobriu sobre a nova possibilidade pelo telefone e conta que a resposta de andamento do processo chegou no mesmo dia.

Bosco explica que mesmo que não haja data definida para o procedimento, os solicitantes recebem retorno da demanda, que chega por e-mail em no máximo dois dias úteis. Desde que o serviço foi criado, foram feitos cerca de 600 atendimentos nesse modelo.
Como funciona a marcação de consulta on-line

No caso de marcação de consulta, o solicitante deve digitalizar um documento de identificação e o pedido médico, além de informar telefone para contato e endereço. Para quem quer fazer o cartão do SUS, além desses dados, é preciso enviar cópia de um comprovante de residência.

O novo tipo de serviço começou a ser testado na unidade do Paranoá por ser o local com acesso mais difícil, segundo Bosco. Pessoalmente, o atendimento é feito pela manhã, a partir das 7h30 até pouco depois de meio-dia.

Em São Sebastião e no Itapoã, o funcionamento é em horário comercial. O e-mail para marcação é o agendamento.leste@gmail.com.

Marcação de consulta por e-mail:

agendamento.leste@gmail.com

Locais e horários para atendimento presencial
Centro de Saúde 1 do Paranoá, Quadra 21, Área Especial
Das 7h30 às 10h30h são distribuídas senhas e atendidos todos que as tenham

Centro de Saúde 2 do Paranoá (Itapoã), Quadra 378, Área Especial 1, Bairro Itapoã
Das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Centro de Saúde 1 de São Sebastião, Centro de Múltiplas Atividades, Conjunto 10
Das 7 às 12 horas e das 13 às 17h50