Em média, quatro condutoras alcoolizadas são autuadas por dia no DF

Shutterstock

Um levantamento realizado pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) revela que o número de mulheres flagradas dirigindo após o consumo de álcool cresceu 25,25% no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2016.

De janeiro a abril, 486 mulheres foram autuadas por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica, em média, quatro por dia. Nos primeiros quatro meses do ano passado foram multadas 388 condutoras. Em todo ano de 2016, foram autuadas 1.436 mulheres dirigindo alcoolizadas. O levantamento inclui apenas as condutoras com CNH registrada no Distrito Federal.

Fiscalização
Nos primeiros quatro meses deste ano, a fiscalização autuou 6.864 condutores alcoolizados, 54% a mais que no mesmo período de 2016, quando foram flagrados 4.449 motoristas dirigindo após o consumo de álcool. O número deste ano é preliminar, pois ainda existem multas em processamento.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir sob a influência de álcool é infração gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir. Caso ocorra a reincidência no período de até 12 meses, isso acarreta multa em dobro, ou seja, R$ 5.869,40.