Acompanhados de professores e estudantes da área de saúde de uma faculdade particular do DF, agentes do DER-DF promoveram ação educativa na EPTG em alusão ao Maio Amarelo. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Abordagens ocorreram na manhã desta terça-feira (9) na EPTG. Desde 1º de maio, 3,2 mil pessoas participaram das ações educativas do Departamento de Estradas de Rodagem

Conscientizar sobre questões voltadas para o trânsito seguro e promover ações de cuidado da saúde. Com esses propósitos, alguns dos condutores e dos passageiros que trafegaram pela Estrada Parque Taguatinga (EPTG) na manhã desta terça-feira (9) passaram por uma blitz diferente.

Nas proximidades do km 8 da via, agentes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), acompanhados por professores e estudantes da área de saúde de uma faculdade particular do DF, promoveram uma ação educativa, como parte da programação do movimento Maio Amarelo.

Moradores de Vicente Pires, a vendedora Elida Cibele Ribeiro, de 22 anos, e o marido, Izaelson Gonçalves, de 30 anos, voltavam do trabalho quando tiveram o veículo parado. “A gente não tem tempo de fazer exame, então, é sempre bom”, disse Elida após receber informações sobre a tipagem sanguínea — uma das atividades oferecidas gratuitamente nas tendas montadas no local.

“O objetivo é que sociedade discuta um pouquinho mais assuntos de trânsito e ajude a tornar mais viável a segurança tão buscada por todos nós”Fábio Vargas, diretor de Educação para o Trânsito do DER-DF

A informação foi entregue anotada em um adesivo para facilitar o atendimento médico no caso de acidente. “Se o socorro sabe identificar qual é a tipagem sanguínea da pessoa, o atendimento pode ser mais rápido”, explicou o diretor de Educação para o Trânsito do DER-DF, Fábio Vargas, que também é coordenador do movimento Maio Amarelo na capital do País.

Além disso, quem participou teve aferidos a pressão arterial e a glicemia. Antes de seguir viagem, os condutores receberam material educativo alusivo ao movimento mundial, como para-sol para o veículo, cartilha e adesivo.
Balanço do Maio Amarelo

Na primeira semana de atividades do Maio Amarelo, aproximadamente 3,2 mil pessoas participaram das ações educativas do DER-DF, entre pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. O número engloba ações de divulgação do movimento e blitze educativas em locais como Eixão, Planaltina e Colorado.

Além disso, condutores e cobradores de ônibus receberam material educativo e, em ação integrada de diversos órgãos na última semana, passageiros foram abordados na Rodoviária do Plano Piloto.


“O objetivo é que sociedade discuta um pouquinho mais assuntos de trânsito e ajude a tornar mais viável a segurança tão buscada por todos nós”, destacou Vargas.

De 1º a 7 de maio, a Polícia Militar do DF fez 325 notificações por alcoolemia/embriaguez, 75 por transporte irregular e 297 por assuntos relacionados ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

De acordo com a corporação, também ocorreram 143 remoções de veículos, 19 prisões em flagrante, 5 recuperações de veículos e o recolhimento de 325 carteiras de habilitação ou permissões.
O que é o Maio Amarelo

A iniciativa tem o amarelo em alusão ao significado de atenção nos semáforos e a marca que simboliza o movimento é um laço dessa cor.

Ação coordenada entre o poder público e a sociedade, com atividades de conscientização para um trânsito mais seguro, a iniciativa tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo.

Entre as atividades programadas para este mês, está o 2º Passeio Motociclístico Maio Amarelo, que ocorrerá nesta quarta-feira (10). O percurso será de aproximadamente 28 quilômetros, com concentração às 19 horas no estacionamento do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. A ideia é alertar motoristas e motociclistas sobre a necessidade de mais prudência ao volante.