Jovens da cidade garantem ingressos para a Campus Party

Alunos do Instituto Federal de Brasília vão juntos à edição que ocorrerá de 14 a 18 de junho. Saiba como retirar a credencial e acessar outros serviços.

Alunos de Ciência da Computação do Instituto Federal de Brasília (IFB), Rafael Passos, Samuel Novães, Pedro Hartmann e Guilherme Carvalho se preparam para a maratona da Campus Party Brasília. Eles estão entre os 4 mil campuseiros que conseguiram garantir ingressos — esgotados mais de um mês antes do evento (veja manual com informações de ingresso, alimentação, acampamento e transporte).

Alunos do Instituto Federal de Brasília vão juntos à edição que ocorrerá de 14 a 18 de junho. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Agendada para 14 a 18 de junho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a edição inédita de Brasília contará com mais de 250 horas de conteúdo. Para não perder nada, três áreas de acampamento terão estrutura para abrigar os campuseiros: além de barracas, duchas, banheiros e guarda-volumes.

Mesmo morando em Brasília, Rafael Passos, de 20 anos, optou pelo pacote com direito ao camping. “Se tenho a oportunidade de respirar o ar de inovação 24 horas por dia, para que ir para casa? Tem palestras o tempo todo, algumas até de madrugada. Vou deixar para descansar depois”, afirma.

O secretário adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, fala sobre as oportunidades que o evento traz para as novas gerações: “São incontáveis as chances de dialogar e ouvir sobre o que tem de mais novo no mundo de inovação e tecnologia”.

Ele destaca ainda a possibilidade de os jovens ampliarem a rede de contatos, inclusive em nível internacional. “Há inscrições de vários lugares do mundo. Dos Emirados Árabes, da Austrália, dos Estados Unidos, da Suécia”, exemplifica.

Para a retirada de credencial — que dará acesso ao evento —, quem comprou ingresso precisará apresentar apenas um documento oficial com foto. Como a compra é feita on-line com o preenchimento de um formulário, não há necessidade de imprimir comprovante.

O credenciamento será aberto antes da abertura para evitar filas. De 9 a 13 de junho, no Centro de Convenções, o espaço funcionará das 10 às 18 horas. Durante a Campus Party Brasília, será 24 horas.

Campus Party Brasília terá espaço aberto e gratuito

Quem não conseguiu comprar ingresso também terá oportunidade de participar. Um espaço chamado Área Open será aberto a visitantes. O local gratuito terá atrações de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Segundo a organização, a expectativa é receber mais de 40 mil pessoas.
Quem não conseguiu comprar ingresso também terá oportunidade de participar. Um espaço chamado Área Open será aberto a visitantes

Em 15 e 16 junho, a Área Open abrirá das 10 às 21 horas, e os visitantes poderão permanecer até as 22 horas. No dia 17, o horário de funcionamento será das 10 às 18 horas, com circulação permitida até as 19 horas.

“É um espaço para jovens de 18 a 90 anos, basta ter o espírito. Os entusiastas ficarão encantados. É onde o público pode entender o que são drones, robótica e startups, que são aquelas empresas pequenas que trazem soluções simples para problemas gigantescos”, adianta Jarjour.
Palestrantes vão debater temas de entretenimento a países inteligentes

Até o dia do evento ainda serão incluídas atrações. A parte da programação que já está confirmada tem palestrantes renomados, nacionais e internacionais. Entre eles está Matthew F. Reyes, consultor que atua no Vale do Silício com 17 anos de experiência e que já prestou consultoria estratégica para o escritório do chefe de tecnologia da NASA.
Para 2017, além de Brasília, estão previstos eventos em Salvador (BA), em agosto, e em Pato Branco (PR), em outubro

Em Brasília, o estadunidense apresentará a palestra “A exploração DIY na Terra, no espaço e além”. Outro nome confirmado é o brasileiro Ricardo Cappra, cientista de dados que trará o debate “A era dos algoritmos: como filtros invisíveis da Internet estão transformando a sociedade, governos e países”.

As palestras — com temas sobre países inteligentes, inovação, ciências e empreendedorismo, entre outros — serão ministradas em quatro palcos: no principal, no de criatividade e entretenimento, no de inovação e no de ciência.

Esta é a primeira vez que a cidade sedia o encontro, e a venda superou as expectativas já nos primeiros dias. A ideia de trazer o evento, do qual o governo de Brasília é co-realizador, é fortalecer o ambiente de inovação e tecnologia local. No ano passado, a capital do País já recebeu uma Campus Day.

A experiência da Campus Party surgiu em 1997 na Espanha. Desde então, já percorreu países como Alemanha, Colômbia, Equador, El Salvador, Inglaterra e México. Chegou ao Brasil em 2008 e já teve edições em São Paulo (SP), no Recife (PE) e em Belo Horizonte (MG).

Para 2017, além de Brasília, estão previstos eventos em Salvador (BA), em agosto, e em Pato Branco (PR), em outubro.

© Espaço Mulher DF - 2013 - Todos os direitos reservados.