Foto: Pedro Ventura/ Agencia Brasilia

O Autódromo Internacional Nelson Piquet está prestes a receber uma série de obras para reformar o espaço que se encontra sem uso e precariamente estruturado para receber e abrigar competições. O contrato com a empresa ganhadora do certame, Central Engenharia e Construtora Ltda., está em fase de conclusão. Após o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) solicitar uma pausa no processo licitatório para análise e sugestão de alterações no edital, a concorrência segue agora seu trâmite normal.

As obras sob responsabilidade da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) serão realizadas em três etapas. A primeira fase, orçada em R$ 10 milhões, é para a conclusão da pista e itens de segurança, como barreiras de pneus, guardrail e as zebras. A segunda fase está em elaboração de projeto e com previsão de licitação para o início do segundo semestre deste ano. Nesta etapa está prevista a recuperação das edificações existentes. A terceira e última etapa, que também está em fase de elaboração de projetos, contemplará novas edificações no autódromo. A previsão de licitação desta fase está para o segundo semestre de 2017.

A obra de reforma da pista do Autódromo Internacional Nelson Piquet, prevista para o contexto atual, é a mínima necessária para que o equipamento consiga receber as provas nacionais de automobilismo. A Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) trabalha no termo de referência com o objetivo de lançar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), com o intuito de estruturar uma parceria com a iniciativa privada para a gestão do local. Com isso, a empresa busca modernizar o espaço para que ele volte a receber competições, e também para seja uma alternativa a tornar a gestão do local mais eficiente.

Questionada quanto aos recursos para realização da obra já estarem garantidos, a Terracap informa que elabora, no momento, a previsão orçamentária para custear a obra de conclusão da pista. Tendo em vista a situação financeira do Governo de Brasília, a empresa está finalizando a revisão do orçamento.
Alô