Desde o início da campanha, 67,9% do público-alvo foi imunizado no DF. Balanço foi divulgado nesta sexta-feira (26).

Quem ainda não tomou a vacina a contra a gripe tem até 9 de junho para receber a dose no Distrito Federal. O prazo foi prorrogado por determinação do Ministério da Saúde e se estende para todas as unidades da Federação.Quem ainda não tomou a vacina a contra a gripe tem até 9 de junho para receber a dose no Distrito Federal. O prazo foi prorrogado por determinação do Ministério da Saúde e se estende para todas as unidades da Federação. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

A imunização é destinada a crianças de 6 meses a 5 anos de idade, portadores de doenças crônicas, mulheres grávidas, profissionais de saúde e de educação e idosos.

“Temos que proteger essas pessoas para o perigo do inverno, quando ficam mais suscetíveis ao vírus”, reforçou o secretário adjunto de Assistência à Saúde da Secretaria de Saúde, Daniel Seabra, em entrevista coletiva nesta sexta-feira (26), na sede do órgão.

Desde o início da campanha, em 17 de abril, foram imunizadas 466,7 mil pessoas do público-alvo, 67,9% do total de 687,155 previsto na meta da Secretaria de Saúde.

A baixa adesão, segundo o secretário adjunto, pode ser atribuída a menor preocupação da população em relação à doença devido à baixa quantidade de óbitos.

O número está próximo à adesão média nacional, de 68%. Em 2017, o objetivo da Secretaria de Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada categoria do público-alvo. Há 755 mil doses. Após o prazo proposto, as vacinas continuam disponíveis nos postos de vacinação da rede.
Prorrogação do prazo visa atender principalmente crianças

De acordo com balanço divulgado hoje, as crianças foram as que menos participaram da campanha para receber a imunização. Das 67 mil aptas, apenas 32,7 mil (48%) receberam a vacina.
“A estratégia se mostra eficaz quando contamos com a ajuda desses professores. Eles demonstram aos alunos como a imunização é essencial”Marcus Quito, o subsecretário de Vigilância à Saúde

Para combater a contaminação pelo vírus nesse grupo, a estratégia da Saúde ocorrerá por meio de parceria com a Secretaria de Educação. “Vamos atender as crianças diretamente nas creches”, adiantou Seabra. Crianças de 2 a 4 anos são a maioria.

Profissionais da educação das redes pública e privada do DF, incluídos pela primeira vez na lista de prioridades, aderiram em massa à campanha. Cerca de 95% deles foram vacinados. “A estratégia se mostra eficaz quando contamos com a ajuda desses professores. Eles demonstram aos alunos como a imunização é essencial”, avaliou o subsecretário de Vigilância à Saúde, Marcus Quito.

Outro grande grupo prioritário, a parcela de idosos imunizados chegou a 86,5 % dos estimados 203 mil, com 175,7 mil deles vacinados. Aqueles que, durante a campanha, estiverem sem condições físicas de se deslocar até os postos podem agendar a vacina em domicílio pelo telefone Disque Saúde 160.

Integram público-alvo para receber a imunização:
Crianças de 6 meses a 5 anos incompletos
Detentos
Gestantes
Funcionários do sistema prisional
Idosos
Indígenas
Jovens do sistema socioeducativo
Pessoas com doenças crônicas
Professores das redes pública e privada
Puérperas (mulheres cujo parto ocorreu até 45 dias antes da vacina)
Profissionais da área de saúde

A pasta da Saúde também distribuirá vacinas para imunização de funcionários de hospitais da rede privada.
Vacina contra a gripe protege contra três subtipos de vírus

A vacina entregue pelo Ministério da Saúde em 2017 é trivalente e protege dos três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul no último ano — da influenza A, a H1N1 e a H3N2, e a influenza B — seguindo a determinação da Organização Mundial de Saúde.

Neste ano, foram confirmadas duas mortes por vírus respiratório influenza A H3. Nos dois casos, a pasta destaca que não havia histórico de vacinação.

No mesmo período de 2016, o DF registrou 12 óbitos por síndrome respiratória aguda grave, sendo dez relacionados a influenza A H1N1.