Solenidade foi nesta quinta (1º), em ginásio poliesportivo no Cruzeiro. Disputas da 57ª edição começaram em 5 de maio, etapa classificatória para a fase distrital.

“Este evento foi o pontapé inicial na minha carreira de atleta. Não fosse ele, eu não teria os títulos que conquistei”, discursou o bicampeão de atletismo nos Jogos Pan Americanos de 2003 e 2007, Hudson de Souza, na abertura oficial dos 57º Jogos Escolares do Distrito Federal.Solenidade de abertura dos 57º Jogos Escolares do DF foi nesta quinta (1º), em ginásio poliesportivo no Cruzeiro. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Hudson também foi recordista sul-americano dos 1.500 metros e medalhista de ouro dos 5.000 metros nos Jogos Pan Americanos de 2003. Ele participou dos Jogos Escolares do DF quando estudava no Centro Educacional 1 de Sobradinho.

A cerimônia ocorreu no ginásio poliesportivo da Administração Regional do Cruzeiro, na tarde desta quinta-feira (1º). As disputas já começaram em 5 de maio, para a qualificação regional para os esportes coletivos, que segue até 14 de junho. Os classificados regionalmente passarão para a fase distrital, agendada para os meses de junho a setembro.

Para incentivar os alunos, também participaram da solenidade os brasilienses Hugo Parisi, representante olímpico do Brasil nos saltos ornamentais desde Atenas 2004, e Leila Barros, secretária do Esporte, Lazer e Turismo, que conquistou o bronze no vôlei das Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sydney (2000).
"Esta parceria entre esporte e educação é uma forma de incentivar que nossos jovens participem de atividades altamente educativas, desenvolvam o espírito de cooperação e a disciplina"Júlio Gregório Filho, secretário de Educação

“Muito mais que uma fábrica de novos atletas, o esporte é adquirir valores, a disciplina, o foco e o entendimento de que ganhar e perder faz parte da vida, e que sempre teremos o outro dia para fazer diferente”, comentou a ex-jogadora.

Para o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, as 57 edições reforçam o sucesso do projeto. “Esta parceria entre esporte e educação é uma forma de incentivar que nossos jovens participem de atividades altamente educativas, desenvolvam o espírito de cooperação e a disciplina”, destacou. Gregório Filho ressaltou também que a iniciativa está dentro do modelo de currículo que extrapole a sala de aula.
Cerca de 9 mil estudantes são esperados nos Jogos Escolares

Neste ano, mais de 170 escolas particulares e públicas integram o torneio, e a expectativa é contar com cerca de 9 mil estudantes, segundo a Educação. As disputas são divididas em duas categorias — de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos — e nos gêneros masculino e feminino.

Os Jogos Escolares têm quatro modalidades coletivas — basquete, futsal, handebol e vôlei — e dez individuais: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez.

A competição funciona como seletiva para os Jogos Escolares da Juventude, em nível nacional. Neste ano, Brasília será uma das cidades-sede do maior evento esportivo estudantil do País. A capital federal receberá a etapa de 15 a 17 anos dos Jogos da Juventude, de 16 a 25 de novembro. Antes, a disputa de 12 a 14 anos será em Curitiba (PR), de 12 a 21 de setembro.