Pele pode ser prejudicada em brincadeiras juninas, como soltar fogos de artifícios e acender fogueiras.

As festas juninas estão por toda parte, mas não são apenas a diversão e as comidinhas deliciosas que marcam as festanças. Infelizmente, os acidentes também acontecem. Muitos perigos estão escondidos nas brincadeiras típicas dessa época do ano, tais como soltar fogos de artifício, acender e pular fogueiras, jogar estalinhos e até soltar balões (essa última é considerada crime ambiental, pela grande chance de provocar incêndios). É preciso estar atento aos riscos de queimaduras e outros problemas com a pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, um milhão de brasileiros sofrem com esse tipo de lesão todos os anos. Quando esses acidentes acontecem, a principal recomendação é lavar a área afetada com água corrente, cobrir com um pano limpo e buscar ajuda médica. O dermatologista Erasmo Tokarski também destaca que é importante fugir de dicas caseiras, como passar creme dental ou vinagre. “Colocar alimentos, produtos domésticos e usar loções e pomadas sem recomendação médica pode acabar gerando uma reação negativa e piorar o quadro”, ressalta. “Se aparecerem bolhas, elas não devem ser estouradas, porque assim podem permitir a entrada de substâncias e micro-organismos nocivos e virarem uma fonte de infecção”, orienta. 

Mas o ideal, é claro, é a prevenção: evite o consumo de bebidas alcoólicas junto com brincadeiras com produtos inflamáveis (como os fogos de artifícios); sempre supervisione as crianças — até os estalinhos podem gerar transtornos, porque eles soltam fagulhas; e tenha bastante cuidado na hora de acender fogueiras, evitando o uso de álcool e certificando-se de que elas estão em um local seguro, onde o fogo não possa se alastrar.

Ana Teresa Malta - Destak Comunicação