Palácio continuará com essa iluminação até 30 de junho. Ao longo do mês, a Subsecretaria de Políticas de Direitos Humanos promoverá mutirão e simpósio.

O Palácio do Buriti ficará iluminado na cor lilás até 30 de junho. É uma forma de apoio ao Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa. A intenção é conscientizar a sociedade e alertar para uma causa de extrema importância social.O Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa será lembrado até 30 junho com o Buriti iluminado em lilás. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Instituída em 15 de junho, desde 2006, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa, a data é um convite a reflexões em torno da necessidade de políticas públicas para essa faixa etária.

A iniciativa de mudar a iluminação em solidariedade à ideia veio da Coordenação de Pessoas Idosas, da Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

A coordenação promoverá, durante o mês de junho, dois eventos em alusão à data. No dia 13, a Caravana do Idoso fará um mutirão de prestação de serviços na estação de metrô da 112 Sul.
Dia 13Caravana do Idoso promoverá um mutirão de prestação de serviços na estação de metrô da 112 Sul

Serão oferecidas palestras, atendimentos, informações sobre órgãos de denúncia e esclarecimentos sobre os direitos do idoso, entre os quais gratuidades e vagas preferenciais.

No dia 21, a secretaria promoverá o 2º Simpósio de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, no Auditório 3 da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB), das 8 às 17 horas.

O evento contará com a parceria do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Política Social e do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Terceira Idade, da UnB.

Segundo dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2015, da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), a população estimada do DF é de 2.906.574 habitantes. Desse total, 447.957 têm 60 anos de idade ou mais, representando 15,41% do total.