Durante o evento será discutida a proposta de criação do “Prêmio Carlos Chagas de Jornalismo da Câmara Legislativa”.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realiza sessão solene na próxima terça-feira (13) para lembrar a passagem do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, celebrado em 7 de junho. A solenidade acontece a partir das 10h, no plenário da Casa, com a presença de profissionais da área e de autoridades. Ainda durante o evento, será discutida a proposta de criação do “Prêmio Carlos Chagas de Jornalismo da Câmara Legislativa”.

Entre os convidados estão o jornalista Caco Barcellos; a presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga; a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto.

À frente da sessão solene, o deputado Raimundo Ribeiro (PPS) ressalta que a data deve servir como um momento de reflexão sobre a importância da liberdade de imprensa: “Esse direito é um bem da sociedade conquistado com muito esforço e, até mesmo, custando vidas. A defesa dele contribui muito para o fortalecimento das instituições democráticas no Brasil”.

Segundo relatório divulgado este ano pela ONG Repórteres Sem Fronteiras, o Brasil está na 103ª posição no ranking mundial de liberdade de imprensa. Segundo a organização, o País é um dos mais violentos da América Latina para a prática do jornalismo. Muitas vezes, os profissionais brasileiros enfrentam a violência física, o assédio moral, a intimidação – e até a morte – no exercício de suas atividades, o que ameaça a qualidade da informação produzida.