Orquestra Reciclando Sons abriu as competições dos grupos folclóricos em Taguatinga. Oito se apresentaram no primeiro dia, e disputa segue até domingo (11).

Parte das comemorações do 59º aniversário de Taguatinga, a 17ª edição do Circuito de Quadrilhas Juninas animou o Taguaparque nesta sexta-feira (9). Por volta das 19 horas, a Orquestra Reciclando Sons deu início ao show de abertura das competições, que seguem até domingo (11).Circuito de Quadrilhas animou o Taguaparque na noite desta sexta-feira (10). Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

As 24 quadrilhas que disputam o posto de melhor grupo junino de Brasília desfilaram na arena do Taguaparte e mostraram que levam a sério a rivalidade. Representante de Águas Lindas de Goiás, o Matuto da Cidade foi o primeiro a entrar no caminho da roça.

Com roupas azuis, vermelhas, amarelas e brancas, os dançarinos encenaram a história de Zé Pinguelim, que se apaixonou por Maria Helena enquanto conhecia o São João.

Adiel Alves e Karine Santos, ele de 18 e ela de 19 anos, interpretam o casal e acreditam que o grupo tem boas chances de ganhar o circuito. Emocionados depois da apresentação, eles compartilharam o orgulho de participar nos papéis principais.
"A gente demonstra, através da dança, a nossa paixão pelo movimento junino"Karine Santos, dançarina do Matuto da Cidade

“A gente demonstra, através da dança, a nossa paixão pelo movimento junino”, explicou Karine. “A gente ensaia desde o começo do ano, em janeiro. É muito intenso”, completou Alves.

Ao todo, oito grupos se apresentaram na noite de hoje. Na véspera, o governador Rodrigo Rollemberg visitou o show comemorativo do aniversário de Taguatinga e conversou com os organizadores das festividades.

Organizado pela Liga Independente de Quadrilhas do Distrito Federal e Entorno, o circuito vai selecionar um grupo para representar Brasília na competição nacional, que ocorre nos dias 22 e 23 de julho, em Palmas, Tocantins. O nome do vencedor será divulgado em 9 de julho.

Dividido em três fases, o Circuito de Quadrilhas passará por Ceilândia (16, 17 e 18 de junho) e retorna para o Taguaparque, para a grande final, em julho (7, 8 e 9).

Os elementos avaliados para escolha da melhor quadrilha do DF são:
Casal de noivos
Figurino
Animação
Marcador
Coreografia

Esse é o segundo ano consecutivo do evento no Taguaparque. A primeira edição contou com um público estimado de 10 mil pessoas por dia, segundo os organizadores.

A expectativa para este ano é que o número se mantenha. O 17º Circuito de Quadrilhas conta com o apoio da Administração Regional de Taguatinga.
Arraiá da Acadimia completa 27 anos

Na noite de hoje, com a presença do governador Rodrigo Rollemberg, também foi celebrado o 27º Arraiá da Acadimia, organizado pela Polícia Militar do DF.

Segundo o comandante-geral da corporação, coronel Marcos Antônio Nunes, que acompanhou o evento, a festa foi ampliada há dez anos e passou a ocupar uma estrutura maior. O governador esteve acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg.